Instituto de Educação da Universidade do Minho

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3.º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente: Liberdade e Justiça Social | 6 de dezembro

Decorreu, no passado dia 6 de dezembro, no Instituto de Educação, o 3.º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente: Liberdade e Justiça Social, uma coorganização do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Investigação em Educação (CIEd).

O evento contou com mais de 100 participantes inscritos, entre estudantes, investigadores e docentes da educação pré-escolar, dos ensinos básico, secundário e superior. Associou-se, por um lado, às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da Universidade do Minho, e, por outro, constituiu um momento de tributo à obra de Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Corunha, tendo sido lançado um livro em sua homenagem.

Sob o tema “Liberdade e Justiça Social”, o Colóquio procurou debater os avanços educacionais da democracia em Portugal no pós-25 de Abril, com um foco particular nas questões curriculares, pedagógicas e da formação docente. Os participantes tiveram a oportunidade de debater os desafios que se colocam à valorização e dignificação da profissão, à construção de políticas e práticas educativas e formativas que visibilizem as vozes dos professores e a sua autoridade epistemológica, de modo a responder e apoiar práticas mais inclusivas nas escolas, promotoras do sucesso educativo. Reafirmou-se a educação como profissão de futuro, essencial à construção de sociedades mais fortes, mais inclusivas e mais democráticas.

O colóquio foi organizado pelas investigadoras CIEC Maria Assunção Flores, Diana Pereira, Cláudia Pinheiro e Eva Lopes Fernandes e pelas Investigadoras CIEd Maria Alfredo Moreira e Lia Oliveira.

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