Decorreu, no passado dia 6 de dezembro, no Instituto de Educação, o 3.º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente: Liberdade e Justiça Social, uma coorganização do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Investigação em Educação (CIEd).
O evento contou com mais de 100 participantes inscritos, entre estudantes, investigadores e docentes da educação pré-escolar, dos ensinos básico, secundário e superior. Associou-se, por um lado, às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da Universidade do Minho, e, por outro, constituiu um momento de tributo à obra de Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Corunha, tendo sido lançado um livro em sua homenagem.
Sob o tema “Liberdade e Justiça Social”, o Colóquio procurou debater os avanços educacionais da democracia em Portugal no pós-25 de Abril, com um foco particular nas questões curriculares, pedagógicas e da formação docente. Os participantes tiveram a oportunidade de debater os desafios que se colocam à valorização e dignificação da profissão, à construção de políticas e práticas educativas e formativas que visibilizem as vozes dos professores e a sua autoridade epistemológica, de modo a responder e apoiar práticas mais inclusivas nas escolas, promotoras do sucesso educativo. Reafirmou-se a educação como profissão de futuro, essencial à construção de sociedades mais fortes, mais inclusivas e mais democráticas.
O colóquio foi organizado pelas investigadoras CIEC Maria Assunção Flores, Diana Pereira, Cláudia Pinheiro e Eva Lopes Fernandes e pelas Investigadoras CIEd Maria Alfredo Moreira e Lia Oliveira.
Orientador CIEd: Luís Dourado
Ler MaisA Investigadora CIEd apresentou 4 comunicações de 8 a 10 de abril, em Cartagena (Espanha).
Ler MaisA LT1 reuniu no dia 9 de abril, pelas 10H00.
Ler MaisA palestra, proferida no dia 3 de abril intitulou-se "“In-service primary school teacher training in Guinea-Bissau: What can we learn from it?”.
Ler Mais