Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora

Journal Article

O presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a depois uma comparação entre as práticas predominantes no ensino não superior e as que se espera que o aluno seja capaz de desenvolver quando entra no ensino superior, apresentando-se a discrepância entre elas como um dos fatores das dificuldades com que os alunos se confrontam quando acedem ao ensino superior. Na parte final, analisamos diferentes formas de abordagem da literacia académica, defendendo, as que, independentemente do nível de escolaridade em que o aluno se situa, pressupõem uma articulação entre a dimensão da construção do conhecimento de uma determinada área de saber com o domínio das formas e dos usos da linguagem específica que o configuram e veiculam.
This paper is about academic literacy, seen as something that is not confined to college and university but as something that involves students throughout all the levels they attend, from primary school to higher education. The academic context is presented as a specific context of language use, in which reading and writing practices are deeply involved in knowledge construction processes. Afterwards we compare the predominant literacy practices in non-higher education with those practices students are expected to develop whenthey enter to the university and consider the discrepancy between them as one of the reasons for the students’ difficulties at this higher level. In the final part, we analyse different ways to approach academic literacy , defending those which, regardless of the level of education in which the student is located, relate knowledge construction in the content areas with the specific uses of language involved is such process.

Publication

Year of publication: 2013

Identifiers

ISSN: 0102-3527

Alternative Titles