O projeto – suas potencialidades na criação de “contextos reais” para a abordagem da escrita na escola

Conference Paper

É frequente ouvirmos referências à natureza fictícia e descontextualizada dos
textos escritos nas aulas de língua, dos quais o professor é quase sempre o único
destinatário. Contudo, está comprovado que o contexto de produção é fundamental no
processo de construção de um texto, tendo implicações na determinação das suas
características e no seu enquadramento no âmbito de um determinado género textual. Os
mais recentes trabalhos no domínio da didática da escrita vêm defendendo que a dimensão
contextual deve assumir um lugar central na abordagem da escrita em ambiente pedagógico
e salientam a importância da transposição dessa abordagem para contextos reais de uso,
pois ajuda os alunos a compreender a importância e o alcance da sua produção textual,
potenciando o desenvolvimento das suas competências e saberes. A integração das
atividades de escrita em projetos que envolvem a escola e a comunidade constitui uma
forma de responder às limitações acima referidas. O projeto que aqui descrevemos implica
uma abordagem da escrita que abarca múltiplas relações com o meio envolvente, exigindo a
produção de textos muito diversos para múltiplos destinatários. A análise dos textos
produzidos pelos alunos, cuja evolução é notória, demonstra as potencialidades dessa
abordagem na promoção de aprendizagens significativas.

Maria da Conceição Pires

Publication

Year of publication: 2013

Identifiers

ISBN: 978-989-8525-22-2

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