O que dizem crianças de uma escola infantil brasileira sobre violência?

Conference Paper

Este texto apresenta um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender concepções de crianças que frequentam a Educação Infantil sobre a violência em contexto educativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de carácter etnográfico a ser desenvolvida com crianças entre 05 e 06 anos de idade que frequentam uma escola de Educação Infantil no interior do Brasil. Realiza-se no âmbito do doutorado em Estudos da Criança, na especialidade da Sociologia da Infância e tem como principal aporte teórico as correntes intrepretativa (Sarmento, 2004; Corsaro, 1997, 2005, 2011) e estrutural da sociologia da infância (Qvortrup 2010; Prout, 2010).
Este trabalho é financiado no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, pelos
projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, do CIEd (Centro de Investigação em
Educação), através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT e pelo projeto
UID/CED/00317/2013 do CIEC (Centro de Estudos da Criança), por fundos nacionais
através da FCT e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
(POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Gislene C. Souza

Publication

Year of publication: 2017

Identifiers

ISBN: 978-989-852-51-2

Alternative Titles