O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais

Journal Article

O presente estudo é parte de uma investigação desenvolvida no âmbito
do Estágio Profissional realizado no 2.º ano do Mestrado em Ensino do
1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de
Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho
(Portugal). O conceito de mudança evidenciado pelos documentos
orientadores é um conceito fundamental para a compreensão do passado
e da passagem do tempo. A investigação centrou-se na análise das
conceções apresentadas por 21 alunos do 1.º ano de escolaridade com
idades compreendidas entre os 6 e 7 anos de idade, de uma escola urbana
do Norte de Portugal, acerca do conceito de segunda ordem - mudança
histórica – recorrendo às fontes visuais e objetuais como ferramentas
didático-pedagógicas. Estas ferramentas foram alicerçadas a práticas de
ensino desafiadoras para a estruturação da compreensão/ perceção da
mudança ao longo dos tempos, aproximando os alunos do seu passado
pessoal e familiar de modo a contribuir para a estruturação da identidade
pessoal, do desenvolvimento do pensamento histórico, bem como da
orientação temporal destes alunos.
The present study is part of an investigation developed in the scope of the Professional
Internship carried out in the 2nd year of the master's degree in Teaching of the 1st Cycle of
Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle
of Basic Education of the University of Minho (Portugal). The concept of change evidenced
by the guiding documents it is a fundamental concept for the understanding of the past and
the time. The research focused on the analysis of the concept of second-order - historical
change - using visual and object sources as didactic-pedagogical tools, presented by 21
students of the 1st grade of schooling aged between 6 and 7 years old, from an urban school
in the north of Portugal. These tools were based on challenging teaching practices for
structuring the understanding/perception of change over time, bringing students closer to
their personal and family background in order to contribute to the structuring of personal
identity, the development of historical thinking as well as the temporal orientation of these
students.
Este estudio forma parte de una investigación llevada a cabo dentro de la Formación
Profesional que tuvo lugar en el segundo año de la Maestría en Enseñanza del 1er ciclo de
la educación básica y en Geografía e Historia y portugués de Portugal en el segundo ciclo
de la educación básica, la Universidad de Minho (Portugal). El concepto de cambio
evidenciado por los documentos orientadores es un concepto fundamental para la
comprensión del pasado y del paso del tiempo. La investigación se centró en el análisis de
los conceptos presentados por 21 alumnos de 1º año de la escuela con edades comprendidas
entre los 6 y 7 años de edad, una escuela urbana en el norte de Portugal, sobre el concepto
de segundo orden - el cambio histórico - recurriendo a las fuentes visuales y objetales como
herramientas didáctico-pedagógicas. Estas herramientas se basó en prácticas de enseñanza
desafiantes para la estructuración de la comprensión / percepción del cambio a lo largo de
los tiempos, acercando a los alumnos de su pasado personal y familiar para contribuir a la
estructuración de la identidad personal, del desarrollo del pensamiento histórico, así como
como de la orientación temporal de estos alumnos.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Publication

Year of publication: 2018

Identifiers

Alternative Titles