Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico

Journal Article

O presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica
e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o
Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto
destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências
históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos
de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir
que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam
aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do
espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia.
Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no
âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da
literacia digital dos alunos.
This empirical study fits in the line of research on historical cognition, and aims to
analyse the adequacy of digital Technologies, such as Google maps and Geocaching,
in teaching and learning History, evaluating the impact of these tools in the construction
of historical knowledge and historical skills. The project was developed with 2nd
grade Portuguese students (19 students aged from 7 to 8 years old) and 6th grade
(23 students aged from 11 to 12 years old). This study allowed us to conclude that
the exploration of Google maps and Geocaching are activities that, in addition to
provide students with new adventures and discoveries, allow students to a better
understanding of the space that surrounds them and to an assimilation of theoretical
contents through technology. These tools enhance the development of meaningful
learning in the context of consciousness and historical thought as well as promoting
the development of students digital literacy.
Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/
CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Carlos Alexandre Cunha

Publication

Year of publication: 2018

Identifiers

ISSN: 2317-0093

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