Formação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification

Conference Paper

Quando falamos de Mobile Learning, referimo-nos a uma aprendizagem a qualquer
hora e em qualquer lugar. Este conceito foi o mote para um projeto de investigação que pretende,
através de cenários de inovação pedagógica como o Mobile Learning, Flipped Learning e
Gamification, transformar as práticas pedagógicas dos professores. Assim, desenhamos o
processo investigativo suportado numa metodologia de Design Based Research, com ciclos
interativos em que a teoria e a prática se alimentaram mutuamente: a etapa um (i) com duas
oficinas de formação para professores, dinâmicas e que se foram ajustando ao público-alvo, e a
etapa dois com (ii) o acompanhamento e monitorização dos professores do 1.º Ciclo do Ensino
Básico que fizeram parte das formações. Neste artigo abordaremos com mais pormenor a primeira
oficina de formação, denominada “Aprender com Dispositivos Móveis – Mobile Learning em
Cenários de Flipped Learning e Gamification”. Expomos e analisamos os resultados dos Inquéritos
por questionário (i) sobre a experiência prévia dos professores com dispositivos móveis, (ii) sobre
os ciclos de avaliação intercalares durante a frequência da formação e (iii) sobre a satisfação com
a formação. Com os resultados recolhidos e analisados pudemos construir uma segunda Oficina
de Formação, considerando os fatores, que na voz dos professores são determinantes para uma
boa formação.
Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. PD/BD/128148/2016.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Publication

Year of publication: 2018

Identifiers

ISBN: 978-972-8627-79-9

Alternative Titles