As pesquisas com foco em Administração Escolar desenvolvidas em Portugal (2007-2019): áreas temáticas e tendências teóricas

Conference Paper

O presente trabalho tem como objetivo mapear as dissertações de mestrado com foco na administração escolar desenvolvidas no período de 2007 a 2019. Buscamos responder ao seguinte questionamento: O que vem sendo produzido nas pesquisas em Educação na especialidade de Administração Escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve por base dados disponíveis em repositórios científicos virtuais de meio aberto. A investigação foi realizada nas Plataformas: Registro Nacional de Teses e Dissertações – RENATES e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP. O levantamento possibilitou caracterizar pesquisas desenvolvidas em 12 universidades. Como principais resultados podemos afirmar que há universidades em que a especialidade se encontra mais desenvolvida e consolidada; há instituições com visível participação de estrangeiros em seus cursos (com destaque para os Brasileiros); há pesquisas desenvolvidas na especialidade que não tratam do foco específico. As pesquisas demonstram que a administração escolar é um campo disciplinar relevante e muito abrangente do ponto de vista temático. No entanto, se esses aspectos mostram algum vigor no desenvolvimento das dissertações, por outro lado, também deixam evidências de alguma dispersão temática e fragmentação teórica, aspectos que podem contribuir para descaracterizar a especialidade.
Trabalho financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT

Eliane Czernisz

Publication

Year of publication: 2021

Identifiers

ISBN: 978-989-9037-08-3

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