O Doutorando CIEd Cleidson Silva participou, no dia 16 de novembro, no XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendo apresentado uma comunicação intitulada “A Educação para a Saúde e Prevenção do VIH: Um olhar sobre associações de apoio e as escolas públicas em Portugal “.
O estudo desenvolveu-se no âmbito do seu projeto de investigação, tendo apresentado os resultados obtidos no trabalho de campo, destacando-se:
– Compilação e análise dos relatórios anuais das associações de apoio a pessoas com VIH/SIDA;
– Mapeamento das redes sociais e dos websites dos 713 agrupamentos de escolas e das 95 escolas secundárias não agrupadas em Portugal, procurando compreender de que modo estas instituições desenvolvem o Referencial da Educação para a Saúde;
– Resultados preliminares de entrevistas semiestruturadas realizadas com 03 líderes associativos, 01 profissional de educação, 02 profissionais de saúde escolar, 01 coordenador do Projeto Nacional de Educação pelos Pares e 01 representante da Direcção-Geral de Educação.
Esta Conferência, realizada no âmbito do Projeto Greenlight foi proferida por Rita Sousa, Professora Auxiliar na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho, onde é também Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Assuntos Pedagógicos.
Ler MaisO Investigador colaborador apresentou, em outubro, uma comunicação intitulada “Valorização da Docência em Produções de Artigos, Teses e Dissertações em Angola, Portugal e no Brasil: notas de pesquisa”.
Ler MaisDecorreu, no dia 8 de outubro, no Instituto de Educação uma reunião da Linha Temática 1, tendo abordado os seguintes assuntos: Projetos de Investigação em curso; Seminário Temático da LT1 – proposta e programa; e informações sobre abertura de candidaturas a financiamento.
Ler MaisEste Boletim é inteiramente dedicado a treze recém-doutores, que concluíram o seu percurso de 3º ciclo em 2024, no seio de CIEd-IE/UMinho. Clique aqui para ver mais.
Ler Mais