Currículo, memória e fragilidades: contributos para (re)pensar a educação na Guiné-Bissau

Journal Article

O artigo procura, de forma exploratória, compreender se e como as questões da memó-
ria estão presentes na construção do currículo num pequeno Estado frágil e periférico
do sistema mundial, especificamente a Guiné-Bissau. A análise centra-se no domínio
macro (político-administrativo) de decisão curricular, isto é, nas decisões curriculares
ao nível político-administrativo, e procura deslindar algumas nuances que condicionam
esse processo.
A reflexão realizada permite inferir que, devido à condição periférica e dependente de
ajuda externa, a Guiné-Bissau tem dificuldade em liderar a construção do seu currículo
de forma independente e autónoma. De facto, tem vindo a verificar-se que, na maioria
dos casos, a construção do currículo é um processo externo, tendo por base reformas
viajantes que, muitas vezes, não se sabe de onde vêm e para onde se destinam. A análise
permitiu, ainda, constatar que neste empreendimento a memória parece estar a ser utilizada
mais com o intuito de legitimar uma determinada opção do que para reforçar e/
ou consolidar a(s) sua(s) identidade(s).
This paper explores issues of memory in the construction of the curriculum in GuineaBissau.
Moving from the macro (political) level of curriculum decisions, the article
seeks to unravel the role of memory in the process of curriculum construction. I argue
that the peripheral and external dependency of Guinea-Bissau constitutes the major
factor underlying the difficulty of constructing the curriculum in an independent and
autonomous manner. In fact, in most cases, the construction of the curriculum is an
external process based on traveling reforms. The analysis also highlights that memory
has been used more to legitimize a particular educational decision than to strengthen
and/or to consolidate educational identity(ies) in Guinea-Bissau.
L’article cherche, de façon exploratoire, à comprendre si et comment les problèmes de
mémoire sont présents dans la construction du curriculum dans un petit état fragile
et périphérique du système mondial, la Guinée-Bissau. L’analyse se concentre sur le
domaine macro (politique et administrative) de décision sur le curriculum et cherche à
mettre à jour certaines nuances qui affectent ce processus.
La réflexion nous permet de dire que, en raison de sa condition périphérique et de sa
dépendance à l’aide externe, la Guinée-Bissau a des difficultés à diriger la construction
du curriculum de manière indépendante et autonome. En fait, on a constaté que, dans
la plupart des cas, la construction du curriculum est un processus externe, sur la base
de « réformes voyageuses » dont on ne sait souvent ni d’où elles viennent ni à qui elles
se destinent. L’analyse a également montré que la mémoire parait être utilisée plus pour
légitimer une option éducative particulière que pour renforcer et / ou consolider l’/les
identité/s de l’éducation en Guinée-Bissau
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Júlio Gonçalves Pedrosa Santos
Rui da Silva

Publication

Year of publication: 2016

Identifiers

ISBN: 1646‑5075

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