Currículo e avaliação: os testes estandardizados

Journal Article

O trabalho realiza um estudo comparado entre o ensino secundário em
Portugal e o ensino médio no Brasil. Com metodologia qualitativa e o recurso
à análise documental, objetiva-se analisar a relação entre currículo e avaliação,
para compreender como os testes estandardizados têm conformado o currículo.
Nos resultados averiguamos se os exames nacionais, organizados na base de
lógicas de estandardização e uniformização e cuja regulação obedece a uma
agenda globalizada, contribuem para estreitar o currículo nacional do ensino
secundário/médio, confinando-o a uma lista de conteúdos e competências.
The paper makes a comparative study between secondary school in
Portugal and high school in Brazil. With a qualitative methodology and the use
of document analysis, it is aimed to analyze the relationship between curriculum
and assessment to understand how standardized tests have conformed the
curriculum. In the results it was examined whether the national tests, organized
in logical base of standardization and uniformity and whose regulation follows a
global agenda contribute to strengthening the national curriculum of secondary/
high school, restricting it to a list of content and skills.
El trabajo hace un estudio comparativo entre la educación secundaria
en Portugal y la escuela media en Brasil. La metodología cualitativa y el uso
de análisis de documentos, con el fin de analizar la relación entre el currículo
y evaluación para entender cómo las pruebas estandarizadas han dado forma
al plan de estudios. Los resultados se examinaron si las pruebas nacionales,
organizados en base lógica de la estandarización y la uniformidad y cuyo sigue
una agenda global regulación contribuir a restringir el currículo nacional de la
escuela secundaria / alta, confinarlo a una lista de contenidos y competencias.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Edilene Rocha Guimarães

Publication

Year of publication: 2016

Identifiers

ISSN: 1678-166X

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