O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita

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Partindo da mudança de paradigma social com que nos
confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu
impacto em termos educativos, incidindo especificamente
nos papéis desempenhados pelos professores em
sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu-
-nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o
papel dos professores se foi alterando em função das
exigências que em cada momento se colocavam à escola
e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada
com uma determinada ortodoxia curricular para uma
posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com
a reforma do seu pensamento e com a capacidade de
romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável
mudança das suas práticas.
Assuming the social paradigm changes which we recently
faced, this article concerns about its impact
on education, especially in the teachers´ role of such
changing context. This exercise allowed us to identify
that in the curriculum decision-maker field, teacher´s
role has been adjusted according to the demands
that in each occasion was given to schools and forced
them to develop from an attitude closely in line with
a certain curricular orthodoxy to a more cosmopolitan
standing, this means, better aligned with the line of
thought reform and the breaking capacity with established
routines that limit the unavoidable practice
changes.
A partir del cambio de paradigma social con que nos
enfrentamos recientemente, se reflexiona sobre su impacto
en la educación centrado específicamente en el
papel que los profesores desempeñan en los escenarios
de cambio sucesivo. Este ejercicio nos ha permitido
llegar a la conclusión de que en el campo de la
decisión curricular el papel del profesor ha cambiado
debido a los requisitos que en cada momento se pone
a la escuela, obligando a pasar de una postura sintonizada
a una particular ortodoxia curricular para una
posición más cosmopolita, esto es, más en línea con
la reforma de su pensamiento y la capacidad de romper
con las rutinas instaladas, que afectan el inevitable
cambio de sus prácticas.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Publication

Year of publication: 2016

Identifiers

ISSN: 1983-6597

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