Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares

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Existem diversos instrumentos validados para a avaliação do pensamento crítico, contudo os instrumentos são
amplos, longos e indisponíveis para aplicação em larga escala, pelo menos em língua portuguesa. Este trabalho objetiva apresentar o primeiro momento de elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico, com alguma facilidade de aplicação e que abarque as habilidades essenciais, para estudantes do ensino superior. Até ao momento este processo compreendeu: levantamento e análise da bibliografia; identificação dos processos cognitivos essenciais; definição do formato do problema e respostas a considerar; discussão com especialistas; revisão e adequação; aplicação e análise qualitativa das situações junto dos respondentes. Até ao momento, a principal conclusão é que este processo é moroso e difícil, sendo certo que a relevância da avaliação do pensamento crítico na população universitária justifica a prossecução do projeto.
There are several validated instruments for the evaluation
of critical thinking, however the instruments are broad,
long and unavailable for large scale application, at least in
Portuguese. This paper aims to present the first moment of
elaboration of an instrument of evaluation of critical
thinking, easy to apply and that includes the essential skills
enabling the accompaniment in higher education. So far
this process has included: survey and analysis of the
bibliography; identification of essential cognitive
processes; definition of the problem format and answers to
consider; discussion with experts; review and adequacy;
application and qualitative analysis of the situations with
the respondents. So far, the main conclusion is that this
process is time consuming and difficult, since the
relevance of critical thinking evaluation in university
population justifies the continuation of the project.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Júlio C. S. Aragão
Luciana P. Brito

Publication

Year of publication: 2017

Identifiers

ISSN: 2386-7418

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