Currículo, educação e cooperação entre Portugal e Timor-Leste: dissonâncias entre intenções e práticas

Conference Paper

Tendo em conta o contexto especifico de Timor-Leste, o texto que a seguir se apresenta dá conta de algumas dissonâncias que existem entre aquilo que se pretende quando se estabelece urn protocolo de colaboracao e o que acontece, de facto, quando se procede a sua implementaçao. Sendo o currIculo e a educaçao vias propicias para desenvolver urna cooperaçäo proficua entre os dois paises, Os resultados obtidos após a concecão e implementaçao do curriculo para o 30 Ciclo do Ensino Bãsico em Timor-Leste veio demonstrar que nem sempre aquilo que se idealiza se torna realidade, sobretudo pela tendência de reproduzir modelos instituidos nos paises cooperantes, pela excessiva preocupacão de enaltecer a evolução positiva das taxas de escolarizaçao e, ainda, pelo facto de os paises protocolados terem identidades, expetativas e ritmos de-trabalho distintos o que, de forma direta ou indireta, condiciona todo o processo.
Assim, após uma breve reflexão sobre as nocoes de curriculo e de cooperaçao, bern como dos contributos que disponibilizarn em termos de desenvolvirnento pessoal, profissional e social, analisamos algumas das dissonâncias que existem nesse processo, embora pelas limitaçOes de espaço a que urna publicacao deste género está circunscrita nos vejamos compelidos a incidir mais detaihadamente na tendência de reproduzir modelos testados e implementados nos paises cooperantes.
Taking into account the specific context of Timor-Leste, the text that follows presents some dissonances that exist between what is intended when establishing a cooperation agreement and what happens, in fact, when it comes to its implementation. Being curriculum and education pathways conducive to developing a fruitful cooperation between the two countries, the results obtained after the design and implementation of the curriculum for the 3rd Cycle of Basic Education in Timor-Leste have shown that not always what is idealized becomes reality, mainly by the tendency to reproduce established models in cooperating countries, by the excessive concern to enhance the positive trend in school enrolment rates, and also by the fact that protocoled countries have identities, expectations and different working rhythms which, directly or indirectly, affect the entire process.
Thus, after a brief reflection on the ideas of curriculum and cooperation, as well as the contributions they provide in terms of personal, professional and social development, we analyse some of the dissonances that exist in this process, although due to space limitations that a publication of this kind is limited to we see ourselves compelled to focus in more detail on the trend to reproduce tested and implemented models in cooperating countries.
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Rita Maria dos Reis Morais

Publication

Year of publication: 2016

Identifiers

ISBN: 978-989-96261-6-4

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