A sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino da informática aplicada

Conference Paper

As novas metodologias de ensinar e de planificar o processo de ensino e aprendizagem têm sido cada vez mais empregue face as novas dinâmicas de ensinar e partilhar o conhecimento. Neste estudo contextualiza-se o ensino e aprendizagem da disciplina de Informática Aplicada, do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla) em Angola, situada na cidade do Lubango, na qual o docente da disciplina leciona a aprendizagem numa turma com mais de 60 alunos desde o ano letivo de 2014.0 objetivo deste artigo é estudarmos a intensificação das interações entre alunos na aprendizagem da disciplina de Informática Aplicada em articulação com a estratégia de sala de aula invertida. A fundamentação teórica deste artigo aborda sobre as metodologias ativas e a estratégia da sala de aula invertida. A metodologia é de âmbito qualitativo mais particularmente o estudo de caso. Os participantes do estudo foram os alunos do primeiro ano dos cursos de Química e Física do ISCED-Huíla matriculados no ano letivo de 2018. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o diário de bordo e analisou-se os dados mediante a análise estrutural das Redes Sociais; foi elaborada uma planificação de aulas para a integração da metodologia ativa, a sala de aula invertida. Os resultados obtidos permitiram-nos e compreender como acontece as interações entre os alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Informática Aplicada mediante a estratégia de Sala de Aula Invertida.
The new methodologies of teaching and planning the teaching and learning process have been increasingly employed due to the new dynamics of teaching and sharing knowledge. This study, contextualizes the teaching and learning of Applied Informatics at the Higher Institute of Educational Sciences of Huíla (ISCED-Huíla) in Angola, located in Lubango, where it has been taught in a class with more than 60 students since the academic year of 2014. The objective of this article is to study the intensification of the interactions between students in the learning of Applied Informatics in articulation with the Flipped Classroom strategy. The theoretical balis of this article is about the active methodologies and the strategy of Flipped Classroom. The methodology is of qualitative scope, more particularly the case study. The study participants were 1st year teacher trainees at ISCED-Huíla, enrolled in the courses of Chemistry and Physics in 2018. The data collection instrument used was the logbook and the data were analyzed through the structural analysis of the Social Networks. Furthermore, a class planning was developed for the integration of the active methodology, the Flipped Classroom. The results obtained allowed us to understand how the interactions among students in the teaching and learning of Applied Informatics through the Flipped Classroom strategy occur.

Manuel Teixeira

Publication

Year of publication: 2019

Identifiers

ISBN: 978-989-97374-8-8

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