Currículo, formação e internacionalização: desafios contemporâneos

Conference Paper

[Extrato] Como campo de fronteiras muito porosas, que se ampliam na confluência de distintas visões sobre o Homem, a Sociedade, a Educação e a Formação, o currículo vem, progressivamente, a consolidar-se como área de referência no domínio das Ciências da Educação, em todo o Mundo. Tal consolidação perspetiva-se por diversos desafios teóricos e metodológicos que procuraram interpelar as políticas e as práticas curriculares, com intuito de clarificar quer os propósitos que norteiam o fenómeno educativo, quer as transformações que, se quisermos melhorar a sua qualidade, é necessário introduzir nesse processo. Daí a importância de um amplo debate sobre as decisões curriculares, tanto no interior como no exterior das instituições educacionais, uma vez que delas depende, em grande parte, a forma como se idealizam e concretizam os propósitos educativos. [...]
Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016,
Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Joana Raquel Faria Sousa
António Flávio Moreira
Arlindo Vieira

Publication

Year of publication: 2018

Identifiers

ISBN: 978-989-8525-57-4

Alternative Titles