A educação em meio rural à luz dos documentos oficiais na Guiné-Bissau: os desafios a percorrer no Ensino Básico

Conference Paper

Dados das Nações Unidas de 2014 revelam que metade da população mundial vive em zonas rurais. Na Guiné-Bissau, 60% da população vive em meio rural, em condições de difícil de acesso às infraestruturas sociais e com impactos negativos na escolarização das crianças (Resen, 2013). A educação, a redução da pobreza e a segurança alimentar são os pilares para o desenvolvimento rural (Atchoarena & Gasperini, 2004).
Esta comunicação analisa como os documentos oficiais da Guiné-Bissau expressam as disparidades entre o meio rural e o urbano, prestando atenção aos desafios particulares destas zonas. Os resultados sugerem o reconhecimento e a preocupação pelas disparidades regionais, revelando algumas medidas ao nível dos recursos humanos, do acesso e da melhoria do Ensino Básico.
Para compreensão desta problemática procede-se à contextualização dos desafios da educação no meio rural na Guiné-Bissau, à análise de alguns documentos oficiais e ao cruzamento com diretivas internacionais para a Educação.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Ana Poças
Júlio Gonçalves Pedrosa Santos

Publication

Year of publication: 2017

Identifiers

ISBN: 2527-0702

Alternative Titles