Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo

Journal

O presente texto se baseia nos resultados do projeto ERASMUS+ denominado Bringing life into the classroom: innovative use of mobile devices in the educational process (BLIC & CLIC)1, que abordou o uso de dispositivos móveis em contexto educativo para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes e professores de escolas do Ensino Básico (3o. ciclo) e Secundário2 de seis países europeus: Portugal, Grécia, Itália, Polônia, Romênia e Turquia.
O estudo permitiu diagnosticar a realidade sobre o uso de dispositivos móveis em contexto educativo das escolas envolvidas no projeto BLIC & CLIC, nomeadamente: (i) perceber qual a utilização pedagógica das tecnologias móveis feita pelos professores, e (ii) compreender suas opiniões sobre essa mesma utilização. Esse diagnóstico, realizado por meio de um questionário na fase inicial do projeto (março e abril de 2017), foi utilizado para desenhar um kit de aplicativos (Apps) para os professores e, simultaneamente, planos de aula para o uso pedagógico desses Apps, planos esses que foram posteriormente implementados e avaliados. Passado um ano, perto da finalização do projeto (maio e junho de 2018), foi novamente aplicado o questionário para verificar se houve evolução no pensamento e na ação dos professores em relação aos objetivos propostos.
Project full title: Bringing Life into the Classroom: innovative use of mobile devices in the educational process; Project number: 2016-1-RO01-KA201-024659; Funding: EU’s programme ERASMUS+

Publication

Year of publication: 2020

Identifiers

ISBN: 978-85-7565-109-4

Alternative Titles