Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História

Conference Paper

Deparamo-nos com novas possibilidades de aprender e ensinar. Tem-se verificado por parte de
alguns professores de História dificuldades em utilizar a tecnologia ao serviço da Educação
Histórica. Neste contexto, pretende-se desenvolver um estudo em que se utilizam metodologias
ativas, a sala de aula invertida, a aprendizagem por pares e o modelo de aula-oficina, aliadas às
plataformas TED-ed e YouTube, para desenvolver a consciência histórica dos alunos.
Metodologicamente, será um estudo de caso e recorrer-se-á a várias técnicas e instrumentos de
recolha de dados, como Focus Group, observação participante, entrevistas semiestruturadas,
inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados
qualitativos, vão ser utilizadas as técnicas da Grounded Theory com apoio do software Nvivo.
Para os dados quantitativos será utilizada a estatística descritiva. Espera-se que este estudo
possa contribuir para a renovação de práticas pedagógicas no ensino da História através de
recursos tecnológicos e novas metodologias.
We are faced with new possibilities of learning and teaching. There have been difficulties for some
History teachers in using technology in the service of Historical Education. In this context, the aim
is to develop a study in which active methodologies are used, the reverse classroom, peer
learning and the aula-workshop model, combined with the TED-ed and YouTube platforms, to
develop students' historical awareness. Methodologically, it will be a case study and several
techniques and data collection tools will be used, such as Focus Group, participant observation,
semi-structured interviews, questionnaire surveys and work produced by students. For the
analysis of qualitative data, Grounded Theory techniques will be used with the support of Nvivo
software. For quantitative data, descriptive statistics will be used. It is hoped that this study can
contribute to the renewal of pedagogical practices in history teaching through technological
resources and new methodologies
Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de
Educação, Universidade do Minho, por fundos nacionais da Fundação para a Ciência e a
Tecnologia (FCT), no âmbito do Programa Doutoral TESLC (Technology Enhanced
Learning and Societal Challenges), com Bolsa de Doutoramento FCTPD/BD/150425/2019.

Publication

Year of publication: 2020

Identifiers

ISBN: 978-972-745-270-5

Alternative Titles