Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica

Conference Paper

Ensinar a aprender no século XXI exige a capacidade de combinar recursos e metodologias ativas que conduzam ao desenvolvimento de saberes e de competências essenciais no aluno e à atualização pedagógica por parte do professor. Este cenário enfatiza ambientes educativos inovadores onde a tecnologia digital está presente ajudando a repensar metodologias, a favorecer a mudança metodológica e organizacional da sala de aula e alterando os papéis tradicionais de aluno e professor. Pretende-se que estes novos ambientes educativos contribuam para aprendizagens mais significativas. O presente estudo integra-se no Doutoramento em Ciências da Educação, com a especialidade de Tecnologia Educativa e visa compreender quais as potencialidades que as tecnologias digitais, mais concretamente o uso da plataforma TED-ed e Youtube, integradas em metodologias ativas como a Sala de Aula invertida (flipped classroom), a aprendizagem por pares (Peer Instruction) e o modelo de aula-oficina têm no desenvolvimento da consciência histórica em crianças de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, conduzindo também ao desenvolvimento de competências de literacia digital nos alunos. Pretende-se analisar como as TIC, aliadas à promoção da consciência histórica, contribuem para a promoção e a progressão de ideias e a concetualizações dos alunos em relação à estruturação de conceitos meta-históricos em História, em articulação com os conceitos essenciais a uma Educação Histórica de qualidade. Será utilizada uma metodologia qualitativa, em particular o estudo de caso, visto que é um método de pesquisa que investiga um fenómeno no seu contexto real, procurando assim, descrever e analisar a realidade da aprendizagem num dado momento e contexto. Nesta comunicação, serão apresentados, o desenho do estudo, os procedimentos metodológicos adotados e algumas reflexões sobre as etapas do estudo realizadas até ao momento. Espera-se, com este projeto construir uma teoria emergente que relacione a utilização de recursos digitais com as metodologias ativas para a consciência histórica, e que seja possível replicar, com adequações, em outros contextos, mais concretamente que possa apontar não para soluções mas fornecer indicações para o processo de ensino e aprendizagem de História.
Teaching how to learn in the 21st century demands a ability of combining active resources and methodologies that lead to the development of knowledge and skills essential to the student and to the teacher. This scenario emphasises innovative educational environments where digital technology is present helping to rethink methodologies favouring methodological and organisational change in the classroom and changing traditional student and teacher role. These new educational environments are intended to contribute to a more meaningful learning. This empirical study is part of a Doctorate in Educational Sciences with the speciality of Educational Technology and aims to understand the potential of digital technologies, more specifically the usage of TED-ed and Youtube platforms, integrated in active methodologies such as inverted classroom, peer learning and the workshop class module have on the development of historical awareness on children of the 1st and 2nd cycle of Basic Education, leading also to the development of students' digital literacy skills. The aim is to analyse how the ICTs, allied to the promotion of historical awareness, contribute to the promotion and progression of students’ ideas and conceptualisation regarding the structuring of meta-historical concepts in History, in articulation with the substantive concepts essential to the an quality Historical Education. A qualitive methodology will be used, in particular a case study, as it is a research method that investigates a phenomenon in its real context, thus seeking to describe and analyse the reality of learning at a given time and context taking into account several variables. In this communication a study design, the adopted methodological procedures will be presented as well as some reflections on the study steps undergone so far. It is hoped that this project will build an emerging theory that relates the use of digital resources with the active methodologies for historical awareness, and that it will be possible to replicate, with adaptations, in other contexts, more concretely that it can point not to solutions but to provide indications for the process of teaching and learning history.
Programa Doutoral TESLC (Technology Enhanced Learning and Societal Challenges), com Bolsa de Doutoramento FCT- PD/BD/150425/2019.

Publication

Year of publication: 2020

Identifiers

ISBN: 978-972-745-276-7

Alternative Titles