
Itineraries of pedagogical innovation: reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Pretende-se, com este projeto, elaborar um roteiro selecionado de experiências pedagógicas inovadoras e de instituições escolares de referência ao longo do século XX em Portugal. Partindo do conceito de forma escolar (ViG94), procuraremos delimitar como objeto de pesquisa um conjunto significativo de iniciativas, tendo em vista a construção de alternativas parciais ou globais a esse modelo e que tiveram como resultado tanto a criação de escolas que procuraram apresentar-se como diferentes como o desenvolvimento de experiências pedagógicas transversais que ambicionavam uma certa exemplaridade.
Adota-se nesta investigação uma perspetiva histórica, sem recusar uma aproximação ao presente educativo. Teremos em conta todo o século XX, de modo a captar as raízes de algumas dessas experiências, mas enfatizando o período que vai de meados desse século até à transição para o século XXI pela especificidade de que se reveste, pelas implicações que tem as práticas educativas contemporâneas e pela ausência relativa de estudos sobre esse momento, o que abre boas perspetivas no que diz respeito tanto à originalidade como à atualidade da pesquisa.