Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85365

TítuloRISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
Outro(s) título(s)RISE – Roma inclusive school experience. The portuguese experience
Autor(es)Casa-Nova, Maria José
Moreira, Maria Alfredo
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira
Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães
DataAbr-2020
EditoraAlto Comissariado para as Migrações, I.P.
CitaçãoCasa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Silva, D. V., Rodrigues, J., & Ribeiro, L. (2020). RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Alto Comissariado para as Migrações-OBCig.
Resumo(s)[Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural.
[Excerpt] The purpose of this booklet is to highlight the path developed within the scope of the RISE Project (Roma School Inclusive Experiences). It offers greater emphasis to the theoretical support with regard to basic concepts related to the professional practices of the various social and educational stakeholders that inhabit the school space, to the chosen research method, and to the pedagogical practices built as pedagogical differentiation devices. These seek to reverse the inherent logic of the teaching-learning concept - in which the protagonists of action are the teachers - into the learning-teaching concept - in which students are the main protagonists of action. Thus, this booklet aims to inspire other socio-educational realities where social inequalities - often appearing as naturalized - need to be deconstructed, unveiled, worked upon towards social transformation, while enhancing the autonomy and social emancipation of actor-subjects in a situation of structural subordination.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85365
e-ISBN978-989-685-109-5
Versão da editorahttps://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Booklet+RISE+PT/92c5e38f-11be-4b86-9d46-8b4c8ddf7732
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções: CIEd - Livros (Autor) / Books (Author)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Booklet RISE PT.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir
projecto RISE_ENG_Final.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID