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XV CURSO DE VERÃO 2022 - OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE
Durante os próximos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho tem lugar o XV Curso de Verão 2022, OS DIRETORES ESCOLARES EM AÇÃO: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E PERFORMATIVIDADE, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
A equipa docente é constituída por: Virgínio Sá (coord.), Licínio Lima, Almerindo Afonso, Guilherme Silva, Maria João Carvalho, Daniela Silva, Leonor Torres, Fátima Antunes, Fernanda Martins, José Palhares e Emília Vilarinho.
O conhecimento dos diretores, seus perfis e suas equipas, baseado na investigação, após a publicação do DL n.º 75/2008, reveste-se de importância nuclear na formação de educadores e professores. Para além da relativa novidade daquele órgão unipessoal, acrescem outros elementos que são indicadores da complexidade do contexto atual, destacando-se: os agrupamentos de escolas e respetivos perfis; as competências acrescidas do poder municipal; as tensões entre democratização, performatividade e excelência, incluindo a gestão pedagógica da diversidade; a centralidade das plataformas eletrónicas e seus impactos na (des)burocratização da gestão escolar; a produção de conhecimento científico e os impactos desses dados e conclusões em termos de políticas e práticas por parte dos atores políticos centrais, autoridades locais, dirigentes e outros atores escolares.
O Curso de Verão Os Diretores Escolares em Ação: Democracia, Autonomia e Performatividade propõe aos participantes: analisar a centralidade das plataformas eletrónicas e seus impactos na (des)burocratização da gestão escolar; reconhecer as tensões que se estabelecem entre diretor e direção e refletir sobre as peculiaridades inerentes à ideia de "equipa de direção"; conhecer dados de investigação sobre o perfil do(a) diretor(a) e a sua motivação para o exercício do cargo; problematizar os efeitos da configuração “agrupamento” na democratização e melhoria dos processos de escolarização; partilhar e discutir dados de investigação relativos à gestão da diversidade de públicos na escola, com partilhar ênfase nos modos de agrupamento dos alunos; conhecer e problematizar políticas educativas locais de municípios concretos, com destaque para análise da conceção e desenvolvimento de alguns dos instrumentos de tais políticas como a carta educativa, projeto educativo, entre outros; discutir os sentidos atuais de mérito e da excelência escolares e o seu impacto nos processos de gestão e liderança; debater a influência do conhecimento produzido no âmbito da Administração Educacional na definição das políticas e das práticas dos vários atores com intervenção na arena educativa.
Destinatários
Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação, técnicos de serviço social, dirigentes e técnicos da administração local, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, gestores de formação, membros de órgãos autárquicos, de associações de pais, formadores, outros profissionais de educação escolar e não-escolar.
Organização do curso:
O curso compreenderá sessões teóricas e teórico-práticas orientadas por docentes e investigadores do Departamento de Ciências Sociais da Educação e do Centro de Investigação em Educação da UMinho [o curso aguarda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua].
Programa aqui