No passado dia 5 de julho 2024, a investigadora CIEd Gina C. Lemos apresentou em co-autoria a comunicação oral “Práticas artísticas, envolvimento e bem-estar: O projeto Recriar-se” no II Seminário Internacional de “Educação, Práticas Artísticas e Inclusão: Projetos em co-criação”, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Este seminário centrou-se na apresentação, discussão e reflexão académica e política acerca da co-criação de projetos educativos, artísticos e sociais como modos de participação, de intervenção, de inclusão e de co-construção da democracia.
O projeto artístico e social Recriar-se, iniciado em 2014 e desenvolvido no Centro Social de S. Francisco Xavier (CSSFX), da Cáritas Diocesana de Setúbal, é um projeto de capacitação singular. Assente nas premissas “fazer com” e não “fazer para” e na participação voluntária de todos os intervenientes, artista-mediadores, técnicos da instituição e homens e mulheres em situação de sem abrigo desenvolvem práticas artísticas (na música, na fotografia e nas artes visuais) através de processos colaborativos, onde se procura reconstruir percursos de vida, criando condições para o empoderamento e inclusão dos seus participantes.
A investigação realizada entre setembro de 2021 e dezembro de 2023 conduziu à elaboração de quatro e-books e um documentário de natureza e pressupostos diferenciados, interdependentes e complementares entre si: o e-book de natureza académico-científica, “Práticas Artísticas, Envolvimento e Bem-Estar – O Projeto Recriar-se” integra o enquadramento teórico do Projeto de investigação, a descrição do Projeto, e a apresentação e discussão dos seus contributos e desafios; e outros três, um relacionado com a Música, “O Projeto Recriar-se – Música: As práticas musicais e o voltar a sentir-se pessoa”, um com a Fotografia “O Projeto Recriar-se -Fotografia: o olhar que vê”, outro com as Artes Plásticas, “O Projeto Recriar-se – Artes Plásticas: Desenhar e Pintar para lá do que se vê”. Por seu lado, o documentário, “Recriar-se: Ter Voz e Sonhar”, elaborado a partir de material cedido pelo Centro Social S. Francisco Xavier, Cáritas Diocesana de Setúbal, através de um conjunto alargado de fotografias, de gravações de sessões, de espetáculos e de exposições realizados no âmbito do Projeto, proporciona um olhar sobre a singularidade do Projeto.
A investigadora CIEd proferiu, no dia 8 de outubro, a Conferência de Abertura, intitulada "O papel do gestor escolar: desafios contemporâneos”.
Ler MaisO Investigador CIEd proferiu, no dia 6 de setembro, uma Conferência intitulada "Percursos Escolares dos Jovens: Desigualdades e Desafios".
Ler MaisA Conferência intitulou-se "Hiperburocracia: gobernanza y dominación digital de la educación".
Ler MaisA Linha Temática 2 do CIEd – Aprendizagem, inovação e desenvolvimento educacional sustentável – reuniu, no dia 1 de outubro, no Instituto de Educação. Nesta […]
Ler Mais