Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior

Journal Article

O abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.
The dropout in higher education assumes relevant percentages, with negative consequences for the students, family, institution and
society in general. In order to know the reasons for the dropout intention, researchers from Brazil, Spain and Portugal converged on
the construction of a transcultural questionnaire. Face the multidimensional nature of dropout causes, the questionnaire assesses six
dimensions: Social, Academic, Faculty, Health and Wellbeing, Institutional, and Financial. The factorial analysis, with autonomous
samples of first-year students from Brazil, Spain and Portugal, showed an adequate distribution of the items by the six dimensions,
with some difficulties in Faculty dimension in Brazilian sample. The internal consistency of items reached adequate levels in those
six dimensions (values range from .74 to .91). Future developments should test the dimensionality of the questionnaire and its
invariance in all three countries, including other psychological and academic variables for criterion validity analysis.
Keywords: higher education; dropout reasons; first-year students
El abandono en la enseñanza superior es un tema relevante por su incidencia y por sus consecuencias negativas a nivel personal,
familiar, institucional y social. En búsqueda de conocer las razones de intención de abandono, investigadores de Brasil, España
y Portugal participaron en la construcción de un cuestionario de evaluación transcultural. Dicho instrumento, de naturaleza
multidimensional, se organiza en seis dimensiones: Social, Académica, Profesorado, Salud y Bienestar, Institucional y Financiera.
El análisis factorial, con muestras independientes de los estudiantes del primer año de Brasil, España y Portugal, mostró una
distribución adecuada de los ítems en las seis dimensiones, con alguna discrepancia en la dimensión Profesorado en la muestra
brasileña. Los índices de consistencia interna alcanzaron niveles adecuados (valores entre .74 y .91), si bien que se debe realizar
nuevos estudios para probar la dimensionalidad del cuestionario y su invariancia en los tres países, incluyendo las variables
psicológicas y académicas para analizar la validez de criterio
(undefined)

Ana B. Bernardo
Antonio Cervero
Acácia A. Angeli dos Santos
Rodolfo A. M. Ambiel

Publicação

Ano de Publicação: 2020

Identificadores

ISSN: 1677-0471

Títulos Alternativos