Políticas, Governação e Administração da Educação-Educação 3D - Democracia, desigualdade e diferença

À volta da questão de investigação: Como está a Escola organizada para democratizar a educação?  o Grupo Educação 3D, tem como seus principais objetos de estudo:

  • Os modelos organizacionais da Escola

  • Diversidades, políticas, percursos e experiências educativas

  • Formação de elites

  • Práticas de educação inclusiva

  • Organização escolar e diferenças: vozes e experiências dos estudantes

 

A fim de produzir conhecimento científico relevante para i) a compreensão de processos sócio-educativos nucleares (como a educação ao longo da vida para todos); e ii) atuar em contextos socio-educativos caracterizados por múltiplas diversidades, o GI elege como seus objetivos de médio prazo:

- Descrever processos de ação política em contextos escolares e não-escolares para a diversidade de públicos com implicações na democratização da educação;

- Tipificar políticas educacionais (nacionais, supranacionais) para a diversidade;

- Caracterizar processos, fatores, lógicas de ação e parcerias que contribuam para a construção de práticas educacionais voltadas para a diversidade dos públicos;

- Caracterizar processos escolares de formação de elites;

- Descrever experiências e perspectivas dos alunos em relação às diferenças nos contextos escolares caracterizadas por múltiplas diversidades.