Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica - Apresentação de candidaturas

Informam-se os alunos da Licenciatura em Educação (regimes laboral e pós-laboral) que se encontra aberto o período para apresentação de candidaturas para participação no Projeto “(Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho”, em curso no CIEd - Centro de Investigação em  Educação  do  Instituto  de  Educação  da  Universidade  do  Minho,  nos  termos  fixados  pelo Regulamento do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica, aprovado pelo Despacho RT-12/2020, bem como pelo Despacho RT-25/2021.

O/a estudante-investigador/a selecionado deverá desenvolver, sob supervisão da Doutora Sílvia Monteiro, investigadora responsável pelo projeto, e do Doutor José Augusto Palhares, um projeto de investigação subordinado ao tema “Educação não formal e informal e empregabilidade dos graduados do ensino superior", visando caracterizar e analisar a relação entre a educação não formal e informal e a empregabilidade de graduados do ensino superior. Pretende-se assim, numa primeira fase, a partir da revisão bibliográfica da literatura atual a ser feita pelo/a estudante-investigador/a com a supervisão dos investigadores responsáveis, identificar e caracterizar o tipo de experiências de educação não formal e informal que têm sido associadas à empregabilidade dos graduados. Numa segunda fase deste plano, propõe-se a análise estatística de dados disponíveis sobre a participação de jovens portugueses em experiências de educação não formal e informal, a ser efetuada pelos investigadores, mas envolvendo o/a estudante-investigador/a neste processo em procedimentos mais básicos desta tarefa. Esta análise de dados permitirá assim, complementar a revisão da literatura com evidências empíricas sobre o tema em estudo e consolidar conhecimento sobre a relação entre a educação não formal e informal e a empregabilidade. O projeto terá a duração prevista de 4 meses.

Os estudantes interessados deverão enviar para cied@ie.uminho.pt, até 21 de maio de 2021, os seguintes elementos: a) Carta de motivação; b) Curriculum vitae; c) Registo académico atualizado, retirado do Portal Académico.

Caso necessitem de mais informações, poderão consultar o CIEd (cied@ie.uminho.pt) ou a investigadora responsável pelo projeto (silviamonteiro@ie.uminho.pt).

Mais informações sobre a call e na consulta dos despachos: AQUI