Relatório Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB: Um Estudo em Portugal Continental

O relatório descreve os resultados de um estudo exploratório, de âmbito nacional, que investigou as práticas de avaliação das aprendizagens de Inglês no 1º CEB. O estudo foi organizado através do CETAPS, Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o CIEd da Universidade do Minho e decorreu entre outubro de 2017 e dezembro de 2019.

Os resultados indicam que, em Portugal continental, as crianças que aprendem Inglês em escolas públicas do 1.º CEB são avaliadas, prioritariamente, nas competências de compreensão e produção escritas, o que não corresponde às recomendações nacionais, nem seguem as recomendações na literatura. Evidencia-se um foco excessivo em testes escritos e uma escassez de participação liderada pelas crianças. Isto deve-se a uma variedade de fatores, que incluem as culturas tradicionais de avaliação enraizadas no sistema educativo em todos os níveis de ensino; pressão parental para incluir testes; difíceis condições de trabalho associadas ao elevado número de turmas e alunos; isolamento profissional; precariedade e baixo estatuto profissional. A ausência de um programa de estudos e de diretrizes nacionais para avaliar a disciplina de Inglês no 1º Ciclo parece agravar os problemas identificados no relatório.

O relatório finaliza com uma lista de recomendações para ultrapassar, pelo menos parcialmente, os constrangimentos identificados.

Relatório disponível aqui