
(Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
O estímulo ao emprego representa uma preocupação política de vários países e organizações, constituindo um dos objetivos da agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável em 2030: "promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos"[1]. As mudanças no mercado de trabalho ocorridas nos últimos anos, agora agravadas pela crise pandémica do coronavírus, tornam as perspetivas de emprego menos definidas e previsíveis ao longo do tempo, enquanto as transições entre empregos tendem a ser mais frequentes e difíceis[3]. Tais circunstâncias implicam um envolvimento ativo dos indivíduos na carreira a fim de subsistirem num mercado de trabalho caracterizado por alta instabilidade, flexibilidade, incerteza e insegurança. Os graduados são assim desafiados a tornar-se agentes ativos da sua carreira desde cedo, de modo a poderem explorar - o eu e o ambiente -, desenvolver - as competências necessárias -, e preparar - a transição universidade-trabalho e outras transições possíveis[5],[16]. Por outro lado, e apesar da evidente preocupação das instituições de ensino superior com a empregabilidade, as iniciativas nesta área têm sido ainda muito focadas em estratégias instrumentais e esporádicas[16] e, quando disponíveis, apenas uma minoria dos estudantes procura esse tipo de serviços, frequentemente devido à prevalência do estigma, preferência pelo anonimato, dificuldade em compatibilizar horários ou distâncias físicas ou custos financeiros[19]. Tal cenário não atende à necessidade de intervenções abrangentes e acessíveis às pessoas, independentemente da sua situação económica, social, cultural, educacional ou pessoal, enfatizada pela comunidade científica e política a fim de promover a empregabilidade[13].
A intervenção na carreira à distância, com recurso às novas tecnologias, surge como uma oportunidade para enfrentar alguns destes desafios. Dada a sua flexibilidade no tempo e espaço de aprendizagem, este tipo de programas pode contribuir para o envolvimento dos estudantes, principalmente entre públicos não tradicionais, incluindo trabalhadores, minorias culturais ou estudantes mais velhos[20]-[22]. Apesar do reconhecimento geral do uso de tecnologias para intervenções na carreira, a eficácia de tais ações representa uma questão em aberto no domínio científico [25], particularmente entre grupos específicos[11],[12],[26]-[28].
Tomando este panorama social, político e científico, os objetivos gerais do projeto R4C são:(i) desenvolver conhecimento sobre os recursos da carreira de estudantes com diferentes características individuais e socioculturais. Embora seja reconhecido que os processos de adaptação variam, verifica-se ainda alguma incerteza acerca das circunstâncias contextuais que influenciam tais processos. Este estudo contribuirá para a compreensão das especificidades da Teoria de Construção de Carreira e para a validação do Modelo de Recursos de Carreira[4], a partir da análise da variação de recursos de carreira de diferentes públicos, atendendo a diversos antecedentes individuais e contextuais;
Isto irá informar a segunda parte do projeto que consiste em:
(ii) desenvolver e avaliar um programa de intervenção de carreira baseado em e-learning, adaptado às características dos participantes. Os estudos empíricos nesta área são escassos, havendo necessidade de maior avaliação e disseminação de programas de carreira, que informem sobre o tipo de intervenção mais eficaz com diferentes grupos[3],[4],[6]. A contribuição esperada deste projeto é:(i)desenvolvimento de evidência empírica da contribuição da Teoria de Recursos de Carreira para a área de empregabilidade;
(ii)desenvolvimento de conhecimento sobre os recursos da carreira dos estudantes, de acordo com diferentes circunstâncias pessoais e contextuais;(iii)desenvolvimento de um programa de intervenção baseado em e-learning para a promoção de recursos de carreira com estudantes do ensino superior, adequado às necessidades identificadas;
(iv)desenvolvimento de conhecimento sobre o impacto desta intervenção com estudantes do ensino superior, com características individuais e contextuais diversas, aumentando as práticas baseadas em evidências nesta área. Esta contribuição é social e cientificamente relevante dada a sua importância para académicos, profissionais e decisores políticos, no sentido de avaliar que tipo de programas permitem promover a empregabilidade de formas eficientes e eficazes[29], mas também para mitigar as desigualdades sociais. Esta proposta integra distintas áreas do conhecimento - educação, educação à distância, psicologia e sociologia - representadas por investigadores selecionados pela sua experiência desenvolvida em projetos anteriores, relacionados com empregabilidade no ensino superior, desenvolvimento de carreira e desenvolvimento de carreira com grupos vulneráveis, equidade social, e-learning e permanência de estudantes no ensino superior.