Graziela Lunardi

Aluno de Doutoramento

Universidade do Minho - Instituto de Educação - Desenvolvimento Curricular

+351 913 851 591

.

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, na especialidade de desenvolvimento curricular e Mestre pelo  Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica/PPGECT da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. É investigadora na área de Pesquisa de Educação em Ciências e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperação internacional para o desenvolvimento, formação de professores e práticas pedagógicas, ensino de ciências e educação CTS, educação de jovens e adultos. Exerceu a função como professora formadora em cursos de Bacharelato de Emergência e Formação Contínua no Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE) e na Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (UNTL). Foi articuladora pedagógica da área de Ciências e Matemática do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP), projeto bilateral de Cooperação Internacional MRE/DV fomentado pela CAPES. Atuou como Consultora do Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste e também como pesquisadora do Banco Mundial. Nos últimos anos, atuou como coordenadora de monitoramento e avaliação do Winrock International Institute For Agricultural Development no Brasil pelo programa ARISE. Atualmente, está a pesquisar a cooperação sul-sul na área de educação entre Brasil e Timor-Leste para o ensino superior e pós graduação.

Thesis

O protagonismo do Brasil e de Portugal em programas de Pós-graduação no contexto internacional da Cooperação para o desenvolvimento de Timor-Leste

País de origem: Brasil