Vânia Gabriela Dias Graça

Instituto de Educação, Universidade do Minho

.

É atualmente assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. É mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal) e licenciada em Educação Básica pelo Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal).Encontra-se a realizar o doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, desenvolvendo um projeto sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), denominado "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico". É investigadora no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, no qual desenvolve o seu projeto de doutoramento. Desde 2018 é investigadora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). Possui algumas comunicações e publicações na área da Educação. As suas áreas de estudo são: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.

Thesis

Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Orientador: Altina Ramos, Orientador: Glória Solé
Doutoramento: Vânia Gabriela Dias Graça
País de origem: Portugal

Publicações