Realizou-se na passada semana, de 12 a 14 de novembro, a segunda reunião transnacional do Projeto GREENLIGHT: Generating Renewable Energy Education Network Leading Initiatives for Green & Harmonious Tomorrows, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+, com o número de referência 2023-2-TR01-KA220-SCH-000180691.
O projeto é coordenado pela Universidade de Muğla, Turquia, e conta com mais cinco parceiros: uma escola secundária Turca (Şehit Mehmet Çetin AIHL), uma escola profissional da Macedónia do Norte (DSU – RCSOO Nikola Karev Strumica), uma ONG grega (Liofyllo Social Cooperative Enterprise), um agrupamento de escolas português (Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio) e a Universidade do Minho.
Na Universidade do Minho, o projeto inclui investigadores do Instituto de Educação e da Escola de Ciências, sendo coordenado pela professora Laurinda Leite, do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação.
O projeto GREENLIGHT pretende, entre outros, contribuir para melhorar a alfabetização energética dos jovens, aumentar a consciencialização sobre as implicações das escolhas energéticas e educar para práticas energéticas ambientalmente sustentáveis. Para isso, estão a ser desenvolvidos materiais didáticos, a utilizar em escolas secundárias dos países parceiros, tendo o primeiro desses produtos – um e-book sobre energias renováveis – estado em discussão durante a reunião realizada na UMinho.
Os Parceiros tiveram possibilidade de se inteirar de ações no âmbito da transição energética em curso no país, em sessão que contou com a participação de representantes da Câmara Municipal de Braga, da DST Solar e da Érre Technology, entidades que haviam apoiado a candidatura. Puderam, ainda, visitar o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho, e a Escola Secundária Alberto Sampaio e observar algumas atividades laboratoriais relacionadas com energias renováveis que são realizadas nas aulas de Física e Química.
Os Presidentes das Unidades Orgânicas envolvidas no Projeto (Professores Beatriz Pereira e José Manuel Méijome), presentes na sessão de abertura, e o Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Professor Eugénio C. Ferreira, presente na sessão entrega de certificados, foram unânimes no reconhecimento da importância do projeto por contribuir para educar os jovens para escolhas e práticas energéticas ambientalmente sustentáveis.
A próxima reunião realizar-se-á previsivelmente em junho de 2025, na Grécia.
Mais informação sobre o Projeto GREENLIGHT disponível em: www.projectgreenlighteu.com
Foi assinado, no dia 15 de março, durante o evento Smart Education Ecosystem, o Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Vila do Conde, o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, o Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches e a BCN – Sistemas de Escritório e Imagem.
Ler MaisO programa integrou intervenções dos Investigadores CIEd José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado, José Augusto Palhares, Leonor Torres, Filipa Seabra e Sofia Rodrigues.
Ler MaisEsta sessão foi dinamizada por Paulo Novais, Dalila Durães e Manuel Rodrigues.
Ler MaisA sessão foi dinamizada pela Investigadora CIEd Joana Casanova.
Ler Mais