Instituto de Educação da Universidade do Minho

Teses de Doutoramento

Resultados:12 de 148
2025

A prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal

Autor

Kretzer, Suleica Fernanda

Orientador

Osório, António José | Pinto, Maribel Santos Miranda
2025

A gestão do acesso livre ao conhecimento: estudo de caso sobre repositórios da Universidade do Minho e Universidade Federal da Bahia

Autor

Alves, João Firmino Soares Abreu

Orientador

Silva, Bento Duarte da | Pretto, Nelson de Luca | Paixão, Roberto Brazileiro
2025

O papel da supervisão colaborativa no desenvolvimento da autonomia em sala de aula

Autor

Castro, Ana

Orientador

Vieira, Flávia
2017

Exposição axiomática da Geometria Euclidiana Plana através de histórias em quadrinhos: Possibilidades, limitações e desafios

Autor

Assis, Elias Santiago de

Orientador

Martinho, Maria Helena
2017

A aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: um estudo de caso com uma turma do primeiro ano

Autor

Filho, Álvaro Fernandes Serafim

Orientador

Martinho, Maria Helena
2022

O abandono dos estudantes do 1º ano do ensino superior em Angola

Autor

Niemba, Armando

Orientador

Almeida, Leandro S.
2022

O papel da supervisão na formação inicial de professores de francês – Um estudo numa universidade em Moçambique

Autor

David, Ana Maria

Orientador

Vieira, Flávia
2022

A gestão democrática como categoria de análise das práticas de gestão de um instituto brasileiro de educação profissional e tecnológica

Autor

Oliveira, Alessandro Silva Souza

Orientador

Silva, Guilherme Rego da
2022

Avaliação das aprendizagens no ensino superior: o portefólio como dispositivo de auto e de heteroavaliação

Autor

Santos, Alice Rodrigues dos

Orientador

Alves, Maria Palmira
2022

Entre empregabilidade e conscientização: o debate a respeito da educação não formal nos contextos latino-americano e europeu

Autor

Lucena, Hadassa Monteiro de Albuquerque

Orientador

Palhares, José Augusto
2022

Integração de metodologias ativas e tecnologias da comunicação e da informação para a promoção das experiências de formação e de aprendizagem: o caso da literatura no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão

Autor

Silva, Nataniel Mendes da

Orientador

Ramos, Altina | Feitosa, Márcia Manir Miguel
2022

A configuração burocrática e a agenda da qualidade na educação básica: limites e possibilidades para a democratização da organização escolar no Brasil e em Portugal

Autor

Braga, Altamiro Evangelista

Orientador

Torres, Leonor Lima