Instituto de Educação da Universidade do Minho

Teses de Doutoramento

Resultados:12 de 92
2025

A prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal

Autor

Kretzer, Suleica Fernanda

Orientador

Osório, António José | Pinto, Maribel Santos Miranda
2025

A gestão do acesso livre ao conhecimento: estudo de caso sobre repositórios da Universidade do Minho e Universidade Federal da Bahia

Autor

Alves, João Firmino Soares Abreu

Orientador

Silva, Bento Duarte da | Pretto, Nelson de Luca | Paixão, Roberto Brazileiro
2025

O papel da supervisão colaborativa no desenvolvimento da autonomia em sala de aula

Autor

Castro, Ana

Orientador

Vieira, Flávia
2013

A história da matemática no fomento de uma cultura de argumentação em sala de aula

Autor

Gil, Paulo Duarte Bastos

Orientador

Martinho, Maria Helena
2017

Exposição axiomática da Geometria Euclidiana Plana através de histórias em quadrinhos: Possibilidades, limitações e desafios

Autor

Assis, Elias Santiago de

Orientador

Martinho, Maria Helena
2017

A aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: um estudo de caso com uma turma do primeiro ano

Autor

Filho, Álvaro Fernandes Serafim

Orientador

Martinho, Maria Helena
2022

O abandono dos estudantes do 1º ano do ensino superior em Angola

Autor

Niemba, Armando

Orientador

Almeida, Leandro S.
2022

O papel da supervisão na formação inicial de professores de francês – Um estudo numa universidade em Moçambique

Autor

David, Ana Maria

Orientador

Vieira, Flávia
2022

A gestão democrática como categoria de análise das práticas de gestão de um instituto brasileiro de educação profissional e tecnológica

Autor

Oliveira, Alessandro Silva Souza

Orientador

Silva, Guilherme Rego da
2022

Avaliação das aprendizagens no ensino superior: o portefólio como dispositivo de auto e de heteroavaliação

Autor

Santos, Alice Rodrigues dos

Orientador

Alves, Maria Palmira
2022

Entre empregabilidade e conscientização: o debate a respeito da educação não formal nos contextos latino-americano e europeu

Autor

Lucena, Hadassa Monteiro de Albuquerque

Orientador

Palhares, José Augusto
2022

Integração de metodologias ativas e tecnologias da comunicação e da informação para a promoção das experiências de formação e de aprendizagem: o caso da literatura no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão

Autor

Silva, Nataniel Mendes da

Orientador

Ramos, Altina | Feitosa, Márcia Manir Miguel