Vânia Gabriela Dias Graça

Instituto de Educação, Universidade do Minho

.

Vânia Gabriela Dias Graça é Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal). É Licenciada em Educação Básica pelo Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal) . 
Encontra-se a realizar o doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, desenvolvendo um projeto sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), denominado "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico".
É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, no qual desenvolve o seu projeto de doutoramento.  
Desde 2018 é investigadora colaboradora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). 
Possui algumas comunicações e publicações na área da Educação. As suas áreas de estudo são: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.

Thesis

Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Supervisor: Altina Ramos, Supervisor: Glória Solé
PhD: Vânia Gabriela Dias Graça
Country of origin: Portugal