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https://hdl.handle.net/1822/90776
Título: | A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História |
Autor(es): | Graça, Vânia Solé, Glória Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Aprendizagem histórica Consciência histórica Educação histórica Metodologias ativas Tecnologias digitais |
Data: | Mar-2024 |
Editora: | Editorial Octaedro |
Citação: | Graça, V.; Solé, G.; & Ramos, A. (2024). A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História. In M. C. Sánchez Fuster; A. López-García; J. M. Fernández (Eds.). Tecnologías emergentes y alfabetización digital para enseñar historia. Octaedro Editorial. ISBN: 978-84-10054-11-0 |
Resumo(s): | Ensinar e aprender História no século XXI implica que se repensem as formas de aprender e de ensinar, procurando integrar as tecnologias digitais e as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se, por isso, oferecer aos alunos oportunidades em sala de aula de construção ativa, autónoma e responsável do seu conhecimento em ambientes digitais, numa perspectiva construtivista. O estudo que apresentamos surge no âmbito do projeto de investigação de doutoramento em que se utilizaram metodologias ativas, operacionalizadas no modelo aula-oficina, aliadas a plataformas digitais para desenvolver a consciência histórica dos alunos. Trata-se de um estudo qualitativo e recorreu-se ao método de estudo de caso múltiplo com uma turma de 4.º ano e 6.º ano. Para a recolha de dados foram utilizados focus group, entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory para análise dos dados qualitativos e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Neste artigo, analisam-se os dados relativos à atividade «Peste Negra versus COVID-19 em Portugal», implementada com alunos do 4.º ano. Os resultados preliminares permitem concluir que a atividade proposta promoveu nos alunos o desenvolvimento de uma consciência histórica mais sofisticada, bem como competências de literacia digital, associadas à aprendizagem da História. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90776 |
ISBN: | 978-84-10054-11-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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