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TítuloA utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História
Autor(es)Graça, Vânia
Solé, Glória
Ramos, Altina
Palavras-chaveAprendizagem histórica
Consciência histórica
Educação histórica
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
DataMar-2024
EditoraEditorial Octaedro
CitaçãoGraça, V.; Solé, G.; & Ramos, A. (2024). A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História. In M. C. Sánchez Fuster; A. López-García; J. M. Fernández (Eds.). Tecnologías emergentes y alfabetización digital para enseñar historia. Octaedro Editorial. ISBN: 978-84-10054-11-0
Resumo(s)Ensinar e aprender História no século XXI implica que se repensem as formas de aprender e de ensinar, procurando integrar as tecnologias digitais e as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se, por isso, oferecer aos alunos oportunidades em sala de aula de construção ativa, autónoma e responsável do seu conhecimento em ambientes digitais, numa perspectiva construtivista. O estudo que apresentamos surge no âmbito do projeto de investigação de doutoramento em que se utilizaram metodologias ativas, operacionalizadas no modelo aula-oficina, aliadas a plataformas digitais para desenvolver a consciência histórica dos alunos. Trata-se de um estudo qualitativo e recorreu-se ao método de estudo de caso múltiplo com uma turma de 4.º ano e 6.º ano. Para a recolha de dados foram utilizados focus group, entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory para análise dos dados qualitativos e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Neste artigo, analisam-se os dados relativos à atividade «Peste Negra versus COVID-19 em Portugal», implementada com alunos do 4.º ano. Os resultados preliminares permitem concluir que a atividade proposta promoveu nos alunos o desenvolvimento de uma consciência histórica mais sofisticada, bem como competências de literacia digital, associadas à aprendizagem da História.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90776
ISBN978-84-10054-11-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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