Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90795
Título: | Orientações: Notas incompletas |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Data: | Fev-2024 |
Editora: | UA Editora |
Citação: | Afonso, A. J. (2024). Orientações: Notas incompletas. In S. Pinto & M. H. Araújo e Sá (Coords.), Entre línguas e culturas na jornada doutoral em educação em Portugal: Histórias de supervisores e de estudantes internacionais (pp. 91-96). UA Editora. |
Resumo(s): | [Excerto] Ao longo da minha carreira académica, para além de muitas dissertações de mestrado, vários estágios de doutorado sanduíche e estágios científicos avançados de pós-doutoramento (pos-doc), orientei (ou coorientei em alguns casos) quase duas dezenas de teses de doutoramento em educação, mais de metade das quais de estudantes brasileiros/as, cujo percurso acompanhei desde a elaboração do projeto até à defesa e aprovação nas provas finais. Naturalmente que nem todas estas teses tiveram a mesma receção ou induziram o mesmo convencimento, diferenciando-se, entre outros aspetos, na forma, consistência e originalidade como foram desenhadas, desenvolvidas e defendidas. Em qualquer dos casos, nunca deixei de sentir (como justos ou injustos) os resultados da classificação final e respetiva menção (quando existia), e jamais fui indiferente a qualquer observação que (explícita ou implicitamente) me tenha sido destinada como orientador. No final, podiam assomar ressentimentos, mas, quase sempre, ficavam aprendizagens mútuas, (re)conhecimentos recíprocos e/ou parcerias para o futuro. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90795 |
ISBN: | 978-972-789-905-0 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.48528/jarm-8m67 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Orientações notas incompletas In Entre linguas e culturas na jornada doutoral em educacao.pdf | 270,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons