Institute of Education of the University of Minho

PhD theses

The Results:12 de 152
2022

O abandono dos estudantes do 1º ano do ensino superior em Angola

Autor

Niemba, Armando

Orientador

Almeida, Leandro S.
2022

O papel da supervisão na formação inicial de professores de francês – Um estudo numa universidade em Moçambique

Autor

David, Ana Maria

Orientador

Vieira, Flávia
2022

A gestão democrática como categoria de análise das práticas de gestão de um instituto brasileiro de educação profissional e tecnológica

Autor

Oliveira, Alessandro Silva Souza

Orientador

Silva, Guilherme Rego da
2022

Avaliação das aprendizagens no ensino superior: o portefólio como dispositivo de auto e de heteroavaliação

Autor

Santos, Alice Rodrigues dos

Orientador

Alves, Maria Palmira
2022

Entre empregabilidade e conscientização: o debate a respeito da educação não formal nos contextos latino-americano e europeu

Autor

Lucena, Hadassa Monteiro de Albuquerque

Orientador

Palhares, José Augusto
2022

Integração de metodologias ativas e tecnologias da comunicação e da informação para a promoção das experiências de formação e de aprendizagem: o caso da literatura no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão

Autor

Silva, Nataniel Mendes da

Orientador

Ramos, Altina | Feitosa, Márcia Manir Miguel
2022

A configuração burocrática e a agenda da qualidade na educação básica: limites e possibilidades para a democratização da organização escolar no Brasil e em Portugal

Autor

Braga, Altamiro Evangelista

Orientador

Torres, Leonor Lima
2022

Políticas e práticas de educação para a literacia. Portugal e o contexto educativo europeu

Autor

Cunha, Juliana Silva

Orientador

Dionísio, Maria de Lourdes | Carvalho, José António Brandão
2022

Fundamentos filosófico-educacionais para uma pedagogia da autonomia: um diálogo entre Rousseau e Kant

Autor

Silva, Franciscleyton dos Santos da

Orientador

Martins, Custódia | Carvalho, Zilmara de Jesus Viana de
2022

Os novos géneros discursivos como instrumentos para a promoção de competências de leitura: um estudo em contexto de preparação para o acesso ao Ensino Superior no Brasil

Autor

Saghié, Najla Fouad

Orientador

Carvalho, José António Brandão
2022

As “ensinagens” das crianças: entendimentos das meninas e dos meninos do “Projeto Brincadeiras” na cidade de Maringá – Paraná

Autor

Marchi, João Alfredo Martins

Orientador

Vilarinho, Emília | Müller, Verônica Regina
2022

Transição, adaptação e sucesso acadêmico de estudantes ingressantes no Ensino Superior: um estudo longitudinal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Autor

Farias, Rebeca Vinagre

Orientador

Almeida, Leandro S. | Gouveia, Valdiney Veloso