Institute of Education of the University of Minho

PhD theses

The Results:12 de 61
2022

Entre empregabilidade e conscientização: o debate a respeito da educação não formal nos contextos latino-americano e europeu

Autor

Lucena, Hadassa Monteiro de Albuquerque

Orientador

Palhares, José Augusto
2022

Integração de metodologias ativas e tecnologias da comunicação e da informação para a promoção das experiências de formação e de aprendizagem: o caso da literatura no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão

Autor

Silva, Nataniel Mendes da

Orientador

Ramos, Altina | Feitosa, Márcia Manir Miguel
2022

A configuração burocrática e a agenda da qualidade na educação básica: limites e possibilidades para a democratização da organização escolar no Brasil e em Portugal

Autor

Braga, Altamiro Evangelista

Orientador

Torres, Leonor Lima
2022

Políticas e práticas de educação para a literacia. Portugal e o contexto educativo europeu

Autor

Cunha, Juliana Silva

Orientador

Dionísio, Maria de Lourdes | Carvalho, José António Brandão
2022

Fundamentos filosófico-educacionais para uma pedagogia da autonomia: um diálogo entre Rousseau e Kant

Autor

Silva, Franciscleyton dos Santos da

Orientador

Martins, Custódia | Carvalho, Zilmara de Jesus Viana de
2022

Os novos géneros discursivos como instrumentos para a promoção de competências de leitura: um estudo em contexto de preparação para o acesso ao Ensino Superior no Brasil

Autor

Saghié, Najla Fouad

Orientador

Carvalho, José António Brandão
2022

As “ensinagens” das crianças: entendimentos das meninas e dos meninos do “Projeto Brincadeiras” na cidade de Maringá – Paraná

Autor

Marchi, João Alfredo Martins

Orientador

Vilarinho, Emília | Müller, Verônica Regina
2022

Transição, adaptação e sucesso acadêmico de estudantes ingressantes no Ensino Superior: um estudo longitudinal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Autor

Farias, Rebeca Vinagre

Orientador

Almeida, Leandro S. | Gouveia, Valdiney Veloso
2022

Políticas educativas e curriculares: das intencionalidades governativas às práticas curriculares

Autor

José, Carla Sofia Pereira Lacerda

Orientador

Pacheco, José Augusto
2022

Ensino e aprendizagem de programação: estudo de caso no Ensino Superior

Autor

Morais, Ceres Germanna Braga

Orientador

Osório, António José | Mendes Neto, Francisco Milton
2022

A transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico de crianças com perturbação do espetro do autismo

Autor

Teixeira, Susana Maria Duarte

Orientador

Pereira, Ana Paula da Silva
2022

Perfis individuais e estilos de aprendizagem em ambiente híbrido: um estudo com professores em formação continuada

Autor

Leite, Eliana Alves Moreira

Orientador

Borges Neto, Hermínio | Silva, Bento Duarte da | Lencastre, José Alberto