Texto: A Revista Portuguesa de Educação (RPE) – que funciona na modalidade de publicação contínua – publicou 6 artigos durante o mês de junho e, ainda, o editorial:
– Araújo, A. F. R. de A., Machado de Araújo , J., & Mont’Alverne Chaves , I. . (2024). Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24014. https://doi.org/10.21814/rpe.31625
– Alves, M. G., & Gonçalves, T. (2024). Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24015. https://doi.org/10.21814/rpe.29446
– Gómez-Gómez, M., Hijón-Neira, R., Santacruz-Valencia, L., & Pérez-Marín, D. (2024). Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24016. https://doi.org/10.21814/rpe.29708
– Abrantes, P., Palhares, J. A., & Torres, L. L. (2024). Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes?. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24017. https://doi.org/10.21814/rpe.33852
– Andrade, P., Couto, Ângela, Maia-Lima, C., & Lima, F. (2024). Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Um estudo de caso no 1.º CEB. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24018. https://doi.org/10.21814/rpe.27815
– Silva, M. A. S. da ., & Kristensen, C. H. (2024). Nível de conhecimento dos professores sobre o TDAH nas escolas públicas estaduais de Rondônia, no Brasil. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24019. https://doi.org/10.21814/rpe.26335
Com estes 6 artigos, fica completo o volume 37, número 1 da RPE (janeiro a junho), que integra 19 artigos originais, em português, inglês e espanhol, escritos por mais de 50 autores de Portugal, Moçambique, Brasil, Espanha, Colômbia e Chile.
Este número conta, ainda, com um editorial, de autoria da Direção da RPE – Maria João Gomes, Íris Susana Pires Pereira e Maria Helena Martinho – refletindo sobre os contributos, desafios e agentes do ecossistema das publicações científicas de acesso livre (https://doi.org/10.21814/rpe.36539)
Poderá aceder ao Vol. 37 N.º 1 (2024) janeiro – junho aqui: https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/1721
Realizou-se na passada semana, de 12 a 14 de novembro, a segunda reunião transnacional do Projeto GREENLIGHT: Generating Renewable Energy Education Network Leading Initiatives for […]
Ler MaisLer Mais
O Doutorando CIEd apresentou, no dia 15 de novembro, uma comunicação intitulada “Democratização, Ensino Superior e Empregabilidade: uma análise exploratória dos percursos dos estudantes do ensino superior”.
Ler MaisA Investigadora CIEd apresentou, no dia 12 de novembro, uma comunicação intitulada "Fostering reflection in initial teacher education: The Student Teacher’s Personal and Professional Development Instrument".
Ler Mais