Instituto de Educação da Universidade do Minho

Disseminação

6 artigos publicados no mês de junho completam o volume 37, número 1 da RPE

Texto: A Revista Portuguesa de Educação (RPE) – que funciona na modalidade de publicação contínua – publicou 6 artigos durante o mês de junho e, ainda, o editorial:

– Araújo, A. F. R. de A., Machado de Araújo , J., & Mont’Alverne Chaves , I. . (2024). Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24014. https://doi.org/10.21814/rpe.31625

– Alves, M. G., & Gonçalves, T. (2024). Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24015. https://doi.org/10.21814/rpe.29446

– Gómez-Gómez, M., Hijón-Neira, R., Santacruz-Valencia, L., & Pérez-Marín, D. (2024). Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24016. https://doi.org/10.21814/rpe.29708

– Abrantes, P., Palhares, J. A., & Torres, L. L. (2024). Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes?. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24017. https://doi.org/10.21814/rpe.33852

– Andrade, P., Couto, Ângela, Maia-Lima, C., & Lima, F. (2024). Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Um estudo de caso no 1.º CEB. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24018. https://doi.org/10.21814/rpe.27815

– Silva, M. A. S. da ., & Kristensen, C. H. (2024). Nível de conhecimento dos professores sobre o TDAH nas escolas públicas estaduais de Rondônia, no Brasil. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24019. https://doi.org/10.21814/rpe.26335

Com estes 6 artigos, fica completo o volume 37, número 1 da RPE (janeiro a junho), que integra 19 artigos originais, em português, inglês e espanhol, escritos por mais de 50 autores de Portugal, Moçambique, Brasil, Espanha, Colômbia e Chile.

Este número conta, ainda, com um editorial, de autoria da Direção da RPE – Maria João Gomes, Íris Susana Pires Pereira e Maria Helena Martinho – refletindo sobre os contributos, desafios e agentes do ecossistema das publicações científicas de acesso livre (https://doi.org/10.21814/rpe.36539)

Poderá aceder ao Vol. 37 N.º 1 (2024) janeiro – junho aqui: https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/1721

Outras Notícias

Relacionados

Investigação

18 Nov. 2025

Call for papers – Science and Mathematics Education in the Digital Era

The University of Minho, Braga, Portugal, will host the ATEE Winter Conference 2026, Science and Mathematics Education in the Digital Era, between March 30th and April 1st. Submission of abstracts of papers and posters to be presented at the Conference is open until December 15th.

Ler Mais

Formação

23 Out. 2025

Conferência Visitante CIEd “Roteiros de descarbonização multiescala: fundamentos económicos, políticas públicas e literacia energética” | 23 de outubro

Esta Conferência, realizada no âmbito do Projeto Greenlight foi proferida por Rita Sousa, Professora Auxiliar na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho, onde é também Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Assuntos Pedagógicos. 

Ler Mais

Disseminação

17 Out. 2025

Investigador CIEd Francisco Caloia Hombo Alfredo participou no I Congresso Internacional Inter-Redes Linguagem e Educação, no Brasil

O Investigador colaborador apresentou, em outubro, uma comunicação intitulada “Valorização da Docência em Produções de Artigos, Teses e Dissertações em Angola, Portugal e no Brasil: notas de pesquisa”.

Ler Mais

Investigação

08 Out. 2025

Reunião da LT 1 do CIEd | 8 de outubro

Decorreu, no dia 8 de outubro, no Instituto de Educação uma reunião da Linha Temática 1, tendo abordado os seguintes assuntos: Projetos de Investigação em curso; Seminário Temático da LT1 – proposta e programa; e informações sobre abertura de candidaturas a financiamento.

Ler Mais