Observatório de Autoavaliação de Escolas

Website Oficial

O Schools’ Self-Evaluation Observatory (SSeO) surge em 2015, criado pelo Professor José Augusto Pacheco, integrado no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM), como produto com impacto social do projeto de investigação sobre External Evaluation of Schools (EES) “Impacts and Effects of External Evaluation of non-higher Education Schools”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/116674/2010) entre 2012 e 2015, que contou com o Professor José Augusto Pacheco (CIEd/UMinho) como Principal Investigator (PI) e a colaboração de investigadores de 6 universidades públicas portuguesas (Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve).

Atualmente, o SSeO integra investigadores que fizeram parte da equipa do projeto de investigação “Mechanisms of schools and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal” (PTDC/CED-EDG/30410/2017), cujo PI foi o Professor José Augusto Pacheco e no qual participaram 4 universidades (Minho, Coimbra, Aberta e Évora).

A equipa do SSeO é composta por 5 investigadores doutorados do CIEd/UMinho, dos quais uma investigadora com financiamento atribuído pelo Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (2021.03265.CEECIND) e duas investigadoras da Universidade Aberta (UAb). Também colaboram com o SSeO 5 doutorandos orientados por investigadores do CIEd, cujos projetos de investigação estão relacionados com os processos e as práticas de Schools’ Self-Evaluation (SSE). Recentemente, integra uma estudante-investigadora da Licenciatura em Educação, ao abrigo da candidatura ao Prémio de Iniciação à investigação Científica da UMinho (Despacho RT-12/2020). Duas das doutorandas que integram o SSeO possuem Bolsas de Doutoramento FCT (2020.04489.BD e UI/BD/154491/2022).

A integração do SSeO na rede de avaliação institucional de escolas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil) demonstra o seu cariz de internacionalização.

O SSeO não tem fins lucrativos e a sua implementação processa-se numa perspetiva de investigação-ação, alicerçada numa lógica de formação, com a participação de investigadores que partilham entre si o interesse pela SSE no contexto da EES. Tem como propósito contribuir cientificamente para a melhoria das práticas de SSE, prestando assessoria especializada a 30 escolas, criando condições de integração da self-evaluation nas práticas de internal evaluation, contribuindo para a melhoria organizacional, curricular e pedagógica das escolas, numa parceria entre a assessoria e a investigação pelo estudo da avaliação de escolas, numa perspetiva de investigação-ação-formação/disseminação do conhecimento, seguindo os princípios da colaboração, ética, responsabilidade e autonomia.

Agrupamentos de escola protocolados

Agrupamento de Escolas de Braga Oeste