Website em Manutenção

Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604240

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?

Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular

Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI

Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional

Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional

Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability

O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem

Currículo e formação docente: questões em análise

Políticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular

O (pós) crítico na desconstrução curricular

Currículo e inclusão escolar: (in)variantes educacionais e curriculares

Currículo e autonomia na escola portuguesa: uma análise crítica da centralização nos ensinos básico e secundário

Currículo, tecnologias e inovação : para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais

Produção académica sobre docência : uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolas

Estudos curriculares: desafios teóricos e metodológicos

Produção académica sobre docência: uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolas

Policies of accountability in Portugal

Curriculum studies: what is the field today?

Currículo e gestão curricular: uma reflexão inicial

Currículo e gestão escolar no contexto das políticas educacionais

Noção de tempo curricular: abordagem histórica das mudanças curriculares para a compreensão das políticas de ensino

Currículo: entre teorias e métodos

As políticas de formação de pesquisadores: análise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pós-graduação

Produção Científica

Capítulos de Livro

Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas

Resultados globais do projeto de investigação

Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos (inspetores e peritos externos) sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência

Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia.

Para uma teoria curricular de formação de professores

Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português

Introdução [a “Currículo, inovação e flexibilização”]

Para uma mudança acontecimental

Políticas de inclusão escolar e decisões curriculares: justiça curricular na escolarização de alunos com deficiência

Ser professor em contextos de regulação transnacional: para uma atitude cosmopolita docente

Formação (inicial e contínua) de professores em contexto de globalização

Para uma teoria curricular de mercado

Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017): ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensino básico e secundário

Teorias Curriculares: Entre o Estado e o Sujeito

Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente

Avaliação externa: para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e os efeitos nas escolas do ensino não superior

Curriculum research in Portugal: emergence, research and Europeanisation

Do normativo à narratividade curricular: para uma análise da intervenção do diretor de turma no quadro da avaliação institucional

A ressignificação do currículo em contextos de globalização

Globalization and educational identities

Globalization, curriculum and assessment

Produção Científica

Livros

Contributos

Comunicação Social

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Orientações

Impactos da internacionalização curricular na Educação Superior sobre os currículos da Educação Básica: Cenários Ibero-americanos

Estudo Comparativo sobre a concepção curricular de Língua e Literatura no exame nacional do ensino médio (Brasil) e no exame final nacional do ensino secundário (Portugal)

O estudo do currículo voltado à gerontologia em instituições de Portugal e do Brasil, com foco nas tecnologias digitais

Currículo e Didática: aproximações, interesses e problemáticas no campo do ensino em Portugal e no Brasil

Ensino médio com educação profissional: contexto curricular, concepções pedagógicas e práticas no Brasil e em Portugal

O novo ensino médio brasileiro: pontos e contrapontos

Vetores de mudança no ensino superior. Um estudo sobre gestão e liderança curriculares

Reforma curricular à luz da base nacional comum curricular (BNCC): Estudo sobre o impacto da BNCC nas práticas curriculares de professores alfabetizadores

A construção curricular do “Aprender a Estudar” – Um estudo com alunos e professores do Curso Básico do Ensino Artístico Especializado de Música

Referenciais de avaliação institucional de escolas na era da globalização e políticas de accountability: Um estudo sobre a realidade portuguesa e brasileira

Avaliação Externa e Melhoria Curricular da Escola: O foco na colaboração docente

Envolvimento académico dos estudantes universitários. Um estudo sobre fatores de sucesso e insucesso no contexto curricular de Angola do ensino superior

Avaliação externa e Autoavaliação de escolas públicas e privadas: impacto e efeitos

Processos e práticas de avaliação docente: um estudo de caso no contexto do ensino superior em Angola

Impacto dos Programas de Educação para a Cooperação em situação de Emergência. Um estudo de caso em Portugal.

Contributos

Estágio Científico Avançado

Contributos

Projetos de Investigação