MAEE – Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal

Coordenador UMinho

Pacheco, José Augusto

Quem apoia

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Sobre o Projeto

Como, o quê e porquê

O projeto de investigação Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção é um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas do ensino não superior, em Portugal (MAEE) surge com a implementação do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas (AEE) do ensino não superior (2017-2021) em Portugal, no contexto da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro. Enquanto objeto de estudo, pretende-se analisar o 3º ciclo de AEE:

i) explorando os mecanismos de mudança decorrentes da sua implementação, que se traduzem em impactos relacionados com as dimensões curricular, pedagógica e organizacional das escolas;

ii) os mecanismos de mudança que criam efeitos na IGEC, num quadro de políticas nacionais e transnacionais.

O projeto de investigação MAEE surge na continuidade de um projeto nacional sobre a Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior (AEEENS), financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e implementado entre 2012 e 2015, cujos resultados apontam para um impacto moderado da AEE nas escolas em Portugal, através de efeitos de legitimação e procedimental, especialmente ligados à autoavaliação e à avaliação externa de aprendizagens.

O projeto MAEE pretende atualizar e ampliar o estudo anterior (AEEENS), permitindo um maior foco de estudo nos mecanismos de mudança das práticas nas dimensões curriculares, pedagógica e organizacional das escolas e da Inspeção escolar, após a implementação do 3º ciclo de AEE. A amplitude do projeto MAEE é social e academicamente relevante, sobretudo por considerar a perspetiva privilegiada da Inspeção escolar, e dos stakeholders essenciais às escolas, num contexto de um novo ciclo de AEE, relacionando a Inspeção escolar e a AEE. O estudo de investigação segue as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) em Portugal e de agências internacionais.

O projeto de investigação é pertinente ao nível conceptual e metodológico, enquadrando-se no impacto e efeitos das políticas nacionais e transnacionais, nomeadamente nas políticas educativas europeias, sublinhando-se a sua relevância e pertinência social, dado que não existem estudos nacionais sobre o papel da Inspeção escolar na AEE.

Além disso, o projeto é relevante porque, centrando-se no 3º ciclo da AEE, permitirá fornecer dados de investigação com vista à melhoria dos processos de decisão política.

(https://projetomaee.com/)