Website em Manutenção

Instituto de Educação da Universidade do Minho

Jornadas Doutorais CIEd

Sobre

A Iniciativa

Na prossecução dos objetivos que norteiam a sua ação, o CIEd valoriza a formação contínua dos seus jovens investigadores. Nesse sentido, organiza, em parceria com o Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, as Jornadas Doutorais em Ciências da Educação, destinadas aos doutorandos do 1º ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação. Esta iniciativa constitui um momento importante de partilha e debate dos Projetos de Doutoramento apresentados pelos doutorandos no final do 1º ano. A primeira edição destas Jornadas ocorreu no dia 31 de maio de 2023, contanto com a apresentação de 8 projetos de doutoramento, nas áreas de Desenvolvimento Curricular, Tecnologia Educativa e Literacias e Ensino do Português.

A segunda edição decorrerá nos dias 11 e 12 de junho, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Descrição

Edição a decorrer

O Centro de Investigação em Educação e a Direção do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação realizam, nos dias 11 e 12 de junho de 2024, a 2ª Edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação.

O primeiro dia do evento será marcado pela realização de uma Conferência de Abertura, intitulada “O que-fazer da investigação em educação: Por entre caminhos de teoria e empiria (e, sim, também se bifurcam!!)”, proferida por Isabel Menezes, do CIIE, FPCE, Universidade do Porto, com moderação de Sílvia Monteiro.
Para além disso, realizar-se-á uma mesa redonda, que tem como título “Problemas e desafios da formação doutoral em Ciências da Educação”, e contará com a participação de António Augusto Vicente (Diretor do Colégio Doutoral da UMinho), José Augusto Pacheco (Diretor do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação do IE, UMinho) e de Leonor Lima Torres (Diretora do CIEd), com moderação de José António Brandão.

Esta edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação conta ainda com 2 painéis dedicados à investigação em Ciências da Educação. O painel 1: Investigação recente em Ciências da Educação contará com apresentações de investigações realizadas por Doutorados em Ciências da Educação, com provas concluídas nos últimos 5 anos. O painel 2 – Investigação emergente em Ciências da Educação será marcado pela apresentação dos projetos de tese ou resultados preliminares da investigação dos Estudantes de Doutoramento.

Para finalizar, a Conferência de Encerramento intitulada “Educação em tempos de Sociedade Métrica: Plataformização como metáfora de novas reformas neoliberais” será proferida por Mário Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com moderação de Leonor Lima Torres.

A participação na 2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação é livre e gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, através do formulário: https://forms.gle/LYZtWs25ei7hA6e67

Escola de Verão


Saber Mais
Escola de Verão. Duas pessoas a segurar livros e sorrir