Institute of Education of the University of Minho

Phone number 253601353

About

She has a PhD in Child Studies from the University of Minho and is a lecturer in the Department of Integrated Studies in Literacy, Teaching and Supervision.
Her research focuses on History Education, especially students’ understanding of historical evidence and historical time, and Citizenship Education. She has published numerous articles, book chapters and papers related to teaching history to children.
She is a member of the team that carried out the study “Learning Out Comes” for History published online by the Ministry of Education (DGIC, 2010), the CiCe Association (Children’s Identity & Citizenship in Europe – CICE), the History Educational International Research Network (HEIRNET), The Historical Association, as well as the History Teachers’ Association (APH).

Scientific Publication

Scientific article - internacional

Portuguese Students’ ideas about slavery and the slave trade from Africa to Brazil when dealing with textbook sources. Clío.History and Teaching History.

Ensenar a través de videojueogos? Percepciones de futuros docentes españoles y portugueses sobre su uso en la enseñanza de la história

Palavras que dão sentido à História – ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História

Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje histórico

Perspectiva histórica y emocionalidad en la formación del profesorado de Historia portugués y español

A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança

Formação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonha

Children’s understanding of time: A study in a primary history classroom

O conceito “escravidão” nos manuais didáticos de história: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal

Los manuales escolares de historia en España y Portugal: reflexiones sobre su uso en educación primaria y secundaria

O desenvolvimento da compreensão do tempo e do tempo histórico nas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses de primária (1.º CEB)

Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico

O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais

A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história

Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico

A história nos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção de identidade(s)

As competências específicas no ensino da História: a dimensão da temporalidade para a compreensão histórica

Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula

The potentialities of using historical fiction and legends in History teaching: a study with primary Portuguese students

O manual escolar no ensino primário em Portugal: perspetiva histórica e análise do ensino da História através deste recurso didático

A consciência histórica e a significância histórica em alunos portugueses : um estudo de caso longitudinal com alunos portugueses

A consciência histórica e a significância histórica em alunos portugueses: um estudo de caso longitudinal com alunos portugueses

Scientific Publication

Book chapters

Que ideias sobre mudança revelam os launos do 1.º CEB?: um exercício contrafactual inserido num percurso de aprendizagem mediado pelo uso das TIC.

Conceção e desenho dos instrumentos de um estudo, com professores e alunos portugueses do 2.º CEB, para o desenvolvimento da empatia histórica e do pensamento histórico, através de temas controversos

A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História

Que ideias sobre mudança em história revelam os alunos do 1.º CEB?: um exercício contrafactual inserido num percurso de aprendizagem mediado pelo uso das TIC

“O Convento de Cristo em Tomar convida-te a visitá-lo”: a significância atribuída ao património manuelino por alunos do ensino secundário (Portugal)

A História local na construção do conhecimento histórico e na compreensão da Mudança Histórica dos estudantes: a Reforma e a Contrarreforma em Braga (Portugal)

La enseñanza de la Historia a través de las competencias: la necesidadde un verdadero cambio en la metodología para lograr la transferencia de los conocimientos

A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal

A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História

La enseñanza de la Historia a través de las competencias: la necesidadde un verdadero cambio en la metodología para lograr la transferencia de los conocimientos

As Ciências Sociais e o ensino da História em Portugal: perspetiva e desafios atuais

O desenvolvimento da consciência histórica na Era Digital: um estudo com alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

(Re) desenhando ambientes de aprendizagem histórica: uma proposta de inovação tecnológica e metodológica para os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Different ways to relate with the ‘other’: Prospective teachers ideas about teaching history to refugee youth, a comparative study

Temas controversos da História e políticas educativas em Portugal: a inter-culturalidade e a integração do “outro” nos documentos oficiais e nos manuais escolares

O desenvolvimento da competência temporal: Um estudo com alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico

O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico

O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico

Educação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal

A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico

Portugal and Brazil: How much of ‘Our’ past is ‘Theirs’ too?

O ensino de história a crianças: perspetivas de formação e investigação em educação histórica na Universidade do Minho (Portugal)

O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico

Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico

Introdução [a] “Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial”

A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração na educação estética

Educação histórica e educação patrimonial – Novos desafios

A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna: Sua interpretação por alunos do ensino secundário

Contributions

CIEd Editions

Contributions

Orientations

Contributions

Advanced Scientific Internship