Institute of Education of the University of Minho

Phone number 253604262

About

He is Full Professor of Sociology of Education and Educational Administration in the Department of Social Sciences of Education, Institute of Education at UMinho. He was Head of the Adult Education Unit (1984-2004), Director of the Education and Psychology Research Center (1994-1997), Head of Department (1998-2004) and Director of the Doctorate in Education (2011-2013).
He is also a visiting professor at various universities in Europe, Africa, Asia and Latin America and the author of academic works published in nineteen countries and seven languages, including more than thirty books.

Scientific Publication

Scientific article - nacional

Gestão democrática das escolas (1974-1976) e infidelidades normativas múltiplas

A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril

Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo

Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal

A pedagogia do oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor

Democracia, participação, autonomia: sobre a direção das escolas públicas

Revisitação gelpiana da educação permanente: ambiguidades e erosão política de um conceito

O programa “Aproximar Educação”, os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa

Políticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos?

E depois de 25 de Abril de 1974 : Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas

E depois de 25 de Abril de 1974: Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas

Educational research and researchers : critical notes

Investigação e investigadores em educação : anotações críticas

A educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”

A democratização do governo das escolas públicas em Portugal

A propósito do conceito de participação num ensaio de Lúcio Craveiro da Silva

Cidadania e Educação : adaptação ao mercado competitivo ou participação na democratização da democracia?

A democratização das organizações educativas e a participação como ingerência : contribuições de Paulo Freire

Políticas de educação de adultos: Da (não) reforma às decisões pós-reformistas

Política educativa e democratização do ensino nas intervenções cívicas de Santos Simões

Autonomia da pedagogia da autonomia

Mudando a cara da escola. Paulo Freire e a governação democrática da escola pública

Associativismo estudantil no ensino secundário e a reprodução política das organizações partidárias de juventude

Educação de adultos e construção da cidadania democrática: Para uma crítica do gerencialismo e da educação contábil

A participação portuguesa no projecto de investigação Eurodelphi : a educação de adultos na Europa

Modernização, racionalização e optimização: perspectivas neo-taylorianas na organização e administração da educação

Produção e reprodução de regras: normativismo e infidelidade normativa na organização escolar

Ano Internacional da Alfabetização 1990: alfabetismo funcional e pós-alfabetização

Participação discente e socialização normativa na perspectiva da sociologia das organizações educativas

Elementos de análise sócio-organizacional das associações locais: a partir de um inquérito-piloto realizado no concelho de Braga

Inovação e Mudança em Educação de Adultos: Aspectos Organizacionais e de Política Educativa

Organização e administração de projectos de investigação e desenvolvimento em Educação de Adultos

Unidade de educação de adultos: formação, investigação e desenvolvimento

Insucesso e selecção social na disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores – uma abordagem interdisciplinar

Scientific Publication

Scientific article - internacional

Scientific Publication

Book chapters

A questão da democratização do ensino na Reforma Veiga Simão e a Lei de Bases de 1973

A reforma Veiga Simão 50 anos depois

Cinquenta anos de mudanças da educação em democracia: revolução, reforma, governação

Revisiting a theoretical model to understand adult learning and education policies

Paulo Freire: A subversive pedagogue?

Políticas de educação de adultos e comunidades diversas

Adult learning and mainstream education discourse

Introdução: revisitações críticas em torno da educação permanente

Educação permanente: contestação, enquadramento, otimização pessoal

Estudar Paulo Freire: uma pedagogia da subversão?

Introdução: diretor, direção, equipa de direção e outras ambiguidades

A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas/agrupamentos

Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática

A educação como profissão

Posfácio: Possibilidades e limites de políticas e práticas socioeducativas de inclusão

Vzdělávání dospělých v časech krize příspěvky Paula Freireho a Ettore Gelpiho ke studiu politiky

Três razões para estudar Freire hoje, para além da mais óbvia

Algumas notas sobre democratização e desigualdades na educação em Portugal (1974-2018)

O que é a democracia na “gestão democrática das escolas”? Representações de diretores(as)

Faz sentido a escola pública distinguir o mérito e a excelência? Reflexões críticas a partir de perspetivas de diretores escolares

Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: An analysis of national reports to CONFINTEA VI

“A melhor ciência”: o académico-empreendedor e a produção de conhecimento economicamente relevante

Portugal: policy and adult education

Le directeur: modèle de gestion et de leadership dans l’école publique portugaise

Prefácio [a Os poderes e a escola]

Diretor(a) de escola pública: unipessoalidade e concentração do poder no quadro de uma relação subordinada

Prefácio [As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal]

Prefácio [a Supervisão em enfermagem: Construir as interfaces entre a escola e o hospital]

On the right hand of lifelong learning

Educación permanente en tiempos de crisis: volviendo a Freire, Gelpi e Illich

Patterns of institutional management: democratisation, autonomy and the managerialist canon

Adult learning and civil society organizations: participation or transformation?

[Prefácio Políticas de educação de adultos em Portugal (1999-2006)]

Avaliação, competitividade e hiperburocracia

António Simões, um académico pioneiro da educação permanente e de adultos em Portugal

Concepções de escola: para uma hermenêutica organizacional

Administração da educação e autonomia das escolas

A deliberação democrática nas escolas: os procedimentos gerenciais e as decisões políticas

Schooling for critical education: the reinvention of schools as democratic organizations

Políticas educativas contemporâneas: o caso do espaço europeu de ensino superior

Popular education: democratic theories, citizenship and competitive market

A educação de adultos em Portugal (1974-2004): entre as lógicas da educação popular e da gestão de recursos humanos

Escolarizando para uma educação crítica: a reinvenção das escolas como organizações democráticas

Prefácio [a Associações de pais e encarregados de educação na escola pública]

Sociologia das organizações educativas: contributos para a formação pós-graduada em Administração Educacional

Adult education as social policy: reforming and post-reforming strategies in Portugal

A participação dos pais na governação democrática da escola

Administração escolar em Portugal: da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas

Prefácio [Parcerias e poderes na organização escolar]

A administração do sistema educativo e das escolas (1986-1996)

Prefácio [a Cultura organizacional escolar: Representações dos prefessores numa escola portuguesa]

Construindo um objecto: para uma análise crítica da investigação portuguesa sobre a escola

Princípios gerais da direcção e gestão das escolas

Ordenamento jurídico da direcção e gestão das escolas

Scientific Publication

Books

Educação permanente e de jovens e adultos: crise e transformação

Introducción [a] “Estrategias europeas en el aprendizaje permanente: una introducción crítica”

Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”

Introducció [a] “Estratègies europees en l’ aprenentatge permanent: una introducció crítica”

European strategies in lifelong learning: a critical introduction

Apresentação [a] “Administração escolar : estudos”

A educação na república

Contexto organizacional, orientações e práticas de educação de adultos : os cursos EFA numa associação local

Contexto organizacional, orientações e práticas de educação de adultos: os cursos EFA numa associação local

[Prefácio a] “Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró”

Condições e possibilidades de desenvolvimento de cursos EFA: um guia para a acção

Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró

Introducción [en] “Propuestas de Paulo Freire para una renovación educativa”

Reformas da educação pública: democratização, modernização, neoliberalismo

[Prefácio a] Organização escolar e democracia radical : Paulo Freire e a governação democrática da escola pública

Nota introdutória [a] “Novas políticas de educação e formação de adultos : o contexto internacional e a situação portuguesa”

[Prefácio a] Organització Escolar I Democràcia Radical: Paulo Freire I el Govern Democràtic de l’ Escola Pública

Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos: estudo para a construção de um modelo institucional

A Escola como organização e a participação na organização Escolar : um estudo da Escola Secundária em Portugal (1974-1988)

Construindo modelos de gestão escolar

[Prefácio a] Investigação e projectos de desenvolvimento em educação

Apresentação [a] “Reorganização do subsistema de educação de adultos”

Associações para o desenvolvimento no Alto Minho

O conselho de turma: um exercício de simulação

Introdução [a] “Ciência e sociedade: uma Introdução ao estudo das suas relações”

Introdução [a] “Inquérito às autarquias locais do distrito de Braga: uma perspectiva sócio-educacional”

Metodologia numa equipa de trabalho de campo : uma perspectiva educacional

Introdução [a] “Inquérito às associações do distrito de Braga”

Contributions

Orientations

Contributions

Media