No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril de 1974, que marcou o início da vida democrática em Portugal, o Centro de Investigação em Educação lança um número temático do Boletim CIEd, especialmente dedicado à Educação em Democracia. A educação democrática faz parte do ideário do CIEd, comprometido com os princípios da participação, inclusão, equidade e justiça social. Procurando concretizar um dos princípios de abril – a participação democrática – o CIEd propôs, simbolicamente, celebrar a efeméride dando voz aos estudantes de doutoramento.
Este número do Boletim foi oficialmente lançado durante a 2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação e poderá lê-lo na íntegra através do link: https://cied.uminho.pt/…/2024/06/Boletim-CIEd-no-10.pdf
A Investigadora CIEd apresentou uma comunicação intitulada "Componentes da literacia energética: um estudo com futuros professores do ensino básico", da autoria de Laurinda Leite, Luís Dourado, Ana Sofia Afonso e Sofia Morgado, no âmbito do Projeto Greenlight.
Ler MaisOrientadora CIEd: Altina Ramos
Ler MaisA Investigadora desenvolverá o trabalho intitulado "Democratização da gestão escolar face à Nova Gestão Pública e à (hiper)burocracia digital em escola de Ensino Médio no Brasil e em agrupamento de escola em Portugal", sob orientação da Investigadora CIEd Leonor Lima Torres.
Ler MaisOs investigadores CIEd Laurinda Leite e Luís Dourado são os Guest Editors do número especial da revista Education Sciences. A data limite para submissões é dia 30 de junho de 2026.
Ler Mais