Instituto de Educação da Universidade do Minho

Teses de Doutoramento

Resultados:12 de 32
2025

A prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal

Autor

Kretzer, Suleica Fernanda

Orientador

Osório, António José | Pinto, Maribel Santos Miranda
2025

A gestão do acesso livre ao conhecimento: estudo de caso sobre repositórios da Universidade do Minho e Universidade Federal da Bahia

Autor

Alves, João Firmino Soares Abreu

Orientador

Silva, Bento Duarte da | Pretto, Nelson de Luca | Paixão, Roberto Brazileiro
2025

O papel da supervisão colaborativa no desenvolvimento da autonomia em sala de aula

Autor

Castro, Ana

Orientador

Vieira, Flávia
2012

Preparação académica, estatuto sociocultural, abordagens à aprendizagem e envolvimento académico : fatores de um modelo explicativo do rendimento académico no primeiro ano da universidade

Autor

Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro

Orientador

Rosário, Pedro
2012

Problemas e desafios na formação inicial de professores em Angola: um estudo nos ISCED da Região Académica II

Autor

Cardoso, Ermelinda

Orientador

Flores, Maria Assunção
2012

A investigação-ação como estratégia de supervisão/formação e inovação educativa: um estudo de contextos de mudança e de produção de saberes

Autor

Barros, Patrícia Torres de

Orientador

Moreira, Maria Alfredo
2012

Ambientes online no contexto das escolas do ensino básico e do ensino secundário: um estudo sobre as escolas do CCUM

Autor

Duarte, Joaquim Alberto Marques

Orientador

Gomes, Maria João
2012

Concepções, práxis e tendências de desenvolvimento curricular no ensino superior público em Cabo Verde: um estudo de caso sobre a Universidade de Cabo Verde

Autor

Varela, Bartolomeu Lopes

Orientador

Pacheco, José Augusto
2012

Dispositivo de autoavaliação de escola: entre a lógica do controlo e a lógica da regulação

Autor

Correia, Serafim Manuel Teixeira

Orientador

Alves, Maria Palmira
2011

O sistema de avaliação de desempenho docente : tensões e desafios nas escolas e nos professores

Autor

Aguiar, José Lúcio da Silva

Orientador

Alves, Maria Palmira
2011

O sistema de avaliação de desempenho docente: tensões e desafios nas escolas e nos professores

Autor

Aguiar, José Lúcio da Silva

Orientador

Alves, Maria Palmira
2011

Avaliação do impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento e implementação do conhecimento didáctico

Autor

Silva, Nuno Miguel Pinto da

Orientador

Fernandes, José António | Alves, Maria Palmira