A FCT anunciou o lançamento do programa “FCT Mobility”, destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores/as. O programa financiará estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Prevê-se que sejam apoiadas, ao abrigo deste programa, pelos menos 185 mobilidades, a contratualizar até 31 de março de 2026. Os apoios concedidos incluem um valor para uma viagem e um valor mensal para a estadia, que varia de acordo com o país de destino.
Podem candidatar-se membros integrados em Unidades de I&D nacionais, que pretendam apoio financeiro para investigação científica em instituições estrangeiras ou para acolher investigadores afiliados a instituições estrangeiras, dado que o programa apresenta duas modalidades:
– FCT Mobility outgoing, que apoia a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 a 11 meses consecutivos.
– FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, para a realização de atividades científicas conjuntas. O período de mobilidade deverá ter a duração mínima de 1 mês (30 dias) e máxima de 3 meses, consecutivos.
A apresentação de candidaturas decorrerá em permanência de 7 de novembro de 2024 até às 17 horas do dia 31 de dezembro de 2025 (horário de Portugal Continental) ou até ser atingida a dotação máxima do programa.
Pode consultar mais informações através da página do concurso: https://www.fct.pt/concursos/concurso-fct-mobility
Decorreu, no dia 5 de Dezembro, a cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2024. A estudante da Licenciatura em Educação Diana Maria […]
Ler MaisLer Mais
A Investigadora CIEd apresentou, no dia 29 de novembro, uma comunicação intitulada "Avaliação da maleabilidade dos recursos de carreira: Impacto de uma intervenção de carreira a distância com estudantes universitários".
Ler MaisA Investigadora CIEd participou no Congresso, de 26 a 29 de novembro, tendo coordenado o Simpósio "Factores Socioemocionales y Permanencia en la Educación Superior" e apresentado uma comunicação intitulada "Cómo prevenir el abandono académico en primer año de Educación Superior".
Ler Mais