Instituto de Educação da Universidade do Minho

Disseminação

5 artigos publicados no mês de dezembro completam o volume 37, número 2 da RPE

A Revista Portuguesa de Educação (RPE) – que funciona na modalidade de publicação contínua – publicou cinco artigos durante o mês de dezembro:

– Santana Martel, J. S., & Pérez Garcías, A. (2024). Co-criação da avaliação mediada pela tecnologia e seu relacionamento com a autorregulação e a agência do estudante universitário: A perspetiva dos professores . Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24042. https://doi.org/10.21814/rpe.32964

– García-Barrera, A., Lucas-Barcia, E., Martínez-Álvarez, I., & Alonso-de-Mena, E. (2024). O desafio da e-avaliação no Moodle: Situaçao atual nas universidades madrilenas. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24043. https://doi.org/10.21814/rpe.31362

– Marín Suelves, D., de Oliveira Barbosa, M. L., García Tort, E., & Sánchez Cruz, M. (2024). Recursos digitais para a atenção à diversidade: Um estudo bibliométrico e de conteúdo. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24044. https://doi.org/10.21814/rpe.32773

– Vilhena, R. (2024). Uma visão pedagógica das TIC sob o papel do professor-investigador. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24045. https://doi.org/10.21814/rpe.34486

– Sales Jacques, J., & Mallmann, E. M. . (2024). Cultura REA: A ética e a estética na formação docente. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24046. https://doi.org/10.21814/rpe.31691

Com estes 6 artigos, fica completo o volume 37, número 2 da RPE (julho a dezembro), que integra 25 artigos originais, em português, inglês e espanhol, escritos por 60 autores de Portugal, Brasil, Espanha, México e Chile.

Este número conta, ainda, com um editorial, de autoria do Professor Emérito Licínio C. Lima refletindo sobre a educação sob dominação digital (https://doi.org/10.21814/rpe.38730)

Poderá aceder ao Vol. 37 N.º 2 (2024) julho-dezembro aqui: https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/1827

Outras Notícias

Relacionados

Investigação

18 Nov. 2025

Call for papers – Science and Mathematics Education in the Digital Era

The University of Minho, Braga, Portugal, will host the ATEE Winter Conference 2026, Science and Mathematics Education in the Digital Era, between March 30th and April 1st. Submission of abstracts of papers and posters to be presented at the Conference is open until December 15th.

Ler Mais

Formação

23 Out. 2025

Conferência Visitante CIEd “Roteiros de descarbonização multiescala: fundamentos económicos, políticas públicas e literacia energética” | 23 de outubro

Esta Conferência, realizada no âmbito do Projeto Greenlight foi proferida por Rita Sousa, Professora Auxiliar na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho, onde é também Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Assuntos Pedagógicos. 

Ler Mais

Disseminação

17 Out. 2025

Investigador CIEd Francisco Caloia Hombo Alfredo participou no I Congresso Internacional Inter-Redes Linguagem e Educação, no Brasil

O Investigador colaborador apresentou, em outubro, uma comunicação intitulada “Valorização da Docência em Produções de Artigos, Teses e Dissertações em Angola, Portugal e no Brasil: notas de pesquisa”.

Ler Mais

Investigação

08 Out. 2025

Reunião da LT 1 do CIEd | 8 de outubro

Decorreu, no dia 8 de outubro, no Instituto de Educação uma reunião da Linha Temática 1, tendo abordado os seguintes assuntos: Projetos de Investigação em curso; Seminário Temático da LT1 – proposta e programa; e informações sobre abertura de candidaturas a financiamento.

Ler Mais